Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A iniciativa Loulé Criativo foi dada a conhecer num evento internacional que decorreu na passada semana em Esposende, no Minho. O projeto algarvio foi um dos convidados a mostrar-se no seminário « O Turismo Criativo como construtor de dinâmicas de desenvolvimento local», que juntou oradores portugueses e estrangeiros.

Segundo a Câmara de Loulé, que dinamiza o Loulé Criativo, o evento «pretendeu despertar para o Turismo Criativo enquanto processo gerador de dinâmicas locais, setor que propicia o desenvolvimento de atividades e que atenua a sazonalidade». No caso da iniciativa que decorreu em Esposende, o público alvo foi a comunidade estudantil e agentes ligados ao turismo.

O município algarvio aproveitou a viagem ao Minho para apresentar as valências do Loulé Criativo, «as diversas iniciativas desenvolvidas ao longo do ano, as estratégias e planos para o futuro, numa intervenção que despertou consciências e curiosidade por parte do público estudantil, painel de oradores e profissionais do turismo e das indústrias criativas da região norte».

Os representantes de Loulé também tiveram a oportunidade de trocar experiências com outros projetos da mesma natureza, nomeadamente o «Mari Angels, do Município de Tossa del Mar, Girona, Catalunha, Aida Carvalho, do EsACT-IPB / Município de Mirandela e Sandra Touza, do Ponelacaraalturismo, Galiza».

Caroline Couret, do Creative Tourism Network, que falou sobre “O turismo criativo, uma alavanca de desenvolvimento territorial” e Elena Paschinger, do CreativElena, que apresentou a sua longa experiência enquanto seguidora dos destinos criativos pelo mundo, foram duas das especialistas que deram o seu contributo.

«O Turismo Criativo é considerado uma nova geração de turismo que implica a oportunidade de diversificar a oferta turística de um destino, incluindo a possibilidade de se abrir a um turismo de qualidade otimizando os recursos materiais e imateriais existentes, assim como as infraestruturas, os equipamentos culturais e o património de monumentos», concluiu a Câmara de Loulé.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

INEM reforça meios de emergência para o Algarve durante o Verão

O Algarve terá, durante o Verão, mais meios de emergência do INEM disponíveis, de

Sul Informação

Novo terminal vai poupar «dificuldades» ao Aeroporto de Faro «por bons anos»

«Não vamos ter dificuldades por bons anos», assegurou aos jornalistas o diretor do Aeroporto

Sul Informação

Inframoura pede ajuda para “manter Vilamoura mais limpa”

A empresa municipal Inframoura lançou uma nova campanha de sensibilização «para reforçar o civismo