Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Rastreios gratuitos, palestras temáticas, workshops, ações de sensibilização e atividades ao ar livre são algumas das propostas do Centro Hospitalar do Algarve para assinalar esta sexta-feira, 31 de Março, o Dia Nacional do Doente com AVC.

Em Faro, o rastreio aos fatores de risco vascular tiveram início logo pela manhã, a partir das 8h00, no Jardim das Figuras, junto ao centro comercial Fórum Algarve. Também o Mercado de Santo Amaro, em Lagos, está a acolher, desde as 9h30, uma ação de sensibilização e aconselhamento sobre o AVC.

Às 11h30, no auditório da unidade de Faro do CHAlgarve, começou uma palestra sobre o tema «Acidente Vascular Cerebral – O que é? Sinais e sintomas», proferida pela médica Joana Pestana, coordenadora da Via Verde do AVC no CHAlgarve, e pela enfermeira Ana Agostinho, do Serviço de Urgência.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, e dos representantes do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve, nomeadamente o seu presidente, Joaquim Ramalho, o diretor clínico, Carlos Santos, e o enfermeiro diretor, Nuno Murcho.

Estão ainda presentes a diretora do Serviço de Medicina 1 e da Unidade de AVC, Ana Lopes, e a coordenadora da Unidade de AVC, Ana Paula Fidalgo.

Além dos rastreios, das ações de sensibilização e da palestra temática, o programa contempla ainda piquenique a ter lugar no Parque de Lazer das Figuras, a partir das 13h00.

A parte da tarde, a partir das 14h30, é dedicada aos conteúdos práticos num workshop sobre «Pontos base de agilização da Via Verde do AVC», a decorrer no auditório do Hospital de Faro.

Para amanhã, sábado, dia 1 de Abril e, num programa dedicado a toda a família, está agendada uma caminhada no percurso do Parque Ribeirinho de Faro. Durante esta iniciativa ao ar livre, os profissionais de saúde irão fazer várias paragens e alertar para a importância do exercício físico.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Rastreio da Alcar Saúde de cancro do colo do útero detetou dez casos preocupantes

A clínica Alcar Saúde, em Faro, realizou quatro dezenas de rastreios de cancro do

Sul Informação

Cuidados de Saúde Primários no Algarve já receberam investimento de 1,5 milhões em 2017

Os Cuidados de Saúde Primários no Algarve já beneficiaram, desde o início de 2017,

Sul Informação

In Loco inicia projeto piloto para criar Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve

A Associação In Loco vai realizar um projeto piloto no Algarve, a partir de