Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Bibiana Ferreira, investigadora do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve, foi premiada com a bolsa Terry Fox, devido ao projeto “Characterizing the clinical relevance and the mechanism underlying TRIB2-mediated drug resistance to MEK inhibitiors in the context of melanoma“.

Este projeto «visa estudar o papel da proteína TRIB2 no contexto do melanoma, um dos mais agressivos cancros de pele», adianta a UAlg.

O trabalho da investigadora, selecionado para financiamento pela Liga Portuguesa contra o Cancro, pretende explorar, «entre outros aspetos, a questão da resistência aos tratamentos, um dos principais motivos de insucesso no tratamento de doentes que padecem desta doença».

Através do programa Terry Fox, a Liga Portuguesa contra o Cancro visa «oferecer apoio à investigação de ponta na área do cancro, estimulando, assim, uma mais rápida e eficiente apresentação de resultados que possam contribuir para importantes descobertas no âmbito do estudo da doença», explica a UAlg.

Segundo a academia algarvia, o Centro de Investigação em Biomedicina continua a apostar na investigação na linha do cancro, onde, só nos últimos quatros anos, já foram distinguidos seis dos seus investigadores, entre os quais: Wolfgang Link, Ana Teresa Maia, Nuno Rodrigues dos Santos, Ana Luísa Martins Ferreira, Pedro Castelo-Branco e, mais recentemente, Bibiana Ferreira.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Estudantes descobrem como transformar resíduo do queijo e “fruta feia” em ecobebidas

O objetivo de transformar subprodutos das indústrias de queijo e hortofrutícola em alimentos saudáveis

Sul Informação

CCMAR representa Portugal em dois projetos europeus de aquacultura

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve é parceiro de

Sul Informação

Universidade do Algarve investiga grutas marinhas da costa de Sagres

Uma equipa de investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) vai realizar uma segunda campanha