O azeite virgem extra “Monterosa”, de Moncarapacho, venceu, esta quinta-feira, dia 27 de Abril, duas medalhas de ouro no New York International Olive Oil Competition, o mais prestigiado concurso da atualidade: uma com o “monovarietal Monterosa Picual” e outra o “Monterosa Selection”.
E as boas notícias não ficam por aqui: já no início da semana a marca algarvia ganhou, no concurso internacional Olive Japan, uma medalha de ouro com o “monovarietal Monterosa Picual” e duas medalhas de prata com o “monovarietal Monterosa Maçanilha” e o “Monterosa Selection”.
Para ser premiado no New York International Olive Competition o azeite algarvio teve de superar outros 910 azeites, oriundos de 26 países, ao passo que no Olive Japan participaram 620 azeites de 25 países.
Ainda nesta semana, o azeite “Monterosa Maçanilha” foi selecionado, com mais quatro azeites nacionais, para representarem o que de melhor se faz ao nível de azeite virgem extra em Portugal, no Salão Internacional de Azeite Virgem Extra a decorrer na XVIII edição da Expoliva em Jaén – Espanha, naquela que é uma das mais importantes feiras do mundo do setor da olivicultura.
O “Azeite Monterosa” é comercializado numa garrafa de cor negra serigrafada de 500 e 250 mililitros, assim como num kit de degustação com cinco garrafas de 20 mililitros.
À já habitual gama de monovarietais Maçanilha, Cobrançosa, Verdeal e Picual, junta-se ainda um Selection que é produzido com uma mistura de variedades seleccionadas pelo painel de provadores internos da equipa Monterosa.
Nesta versão Selection há a predominância da variedade Frantoio que é originalmente uma famosa variedade italiana que se tem vindo a estender por todo o mundo oleícola.
Para saber mais sobre este azeite, clique aqui ou agende uma visita aos olivais dos Viveiros Monterosa e deguste, no local, os seus azeites no lagar em Moncarapacho.