O livro “Faro Lendário”, que reúne as principais lendas do concelho, com gravuras e notas históricas e biográficas, é apresentado no dia 10 de Maio, às 18h00, no Museu Municipal de Faro.
A publicação, editada pela Ambifaro, vai valorizar uma «parte insubstituível do património cultural imaterial algarvio», segundo a Câmara local
De acordo com Bruno Lage, presidente desta empresa municipal, «Faro é testemunho de uma história moldada através dos séculos por diversas civilizações, onde o património cultural do concelho inclui não só dezenas de monumentos e edifícios notáveis, mas também um conjunto muito valioso de lendas e tradições orais, muitas delas desconhecidas do grande público, cujo imaginário reflete as crenças ancestrais do nosso povo».
Até porque influência da presença muçulmana deixou «durante vários séculos, uma herança cultural bem vincada e que se manifesta ainda nos dias de hoje».
«Porque um povo sem memória é um povo sem História, a AmbiFaro pretende com esta publicação contribuir para que se possa conhecer um pouco melhor o património, a cultura e a identidade do concelho de Faro», diz a autarquia farense.
Nesta apresentação estarão como convidados o professor João Leal e o historiador farense Jorge Carrega.