Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O MIM-Movimento de Independentes do Montenegro não vai participar «de forma isolada ou em coligação, nas próximas eleições autárquicas agendadas para 1 de Outubro de 2017». Depois de ter ido a votos em 2005, 2009 e 2013, o movimento decidiu “arrumar as luvas”, por considerar que a missão a que se propôs de contribuir para a melhoria e estabilização da liderança da freguesia, foi cumprida.

A decisão foi tomada por unanimidade na última reunião da direção do movimento, constituída por João Beles, João Amaro, Nuno Grade, Diamantina Gonçalves e Marco Gouveia.

«A Direção do MIM considera que na sua génese e espírito fundacional não se encontra prevista a participação em todos os momentos eleitorais mas sim apenas quando a situação da freguesia o justifique, ou seja quando a sua ação se afigure decisiva para alterar o status quo instalado», consideraram.

Era essa a situação em 2005, ano em que o que começou como um movimento cívico avançou para o campo político, assegura a direção do movimento. Nessas Eleições Autárquicas, o MIM obteve 499 votos, elegendo dois membros para Assembleia de Freguesia, o que permitiu «quebrar um ciclo de gestão pouco participativa e obsoleta do território».

Em 2009 e 2013 o movimento foi a votos inserido na coligação liderada pelo PSD e «contribuiu decisivamente para duas vitórias que permitiram obter a maioria na Assembleia de Freguesia e consequentemente alguma tranquilidade no executivo».

«A Direção do MIM faz um balanço positivo destes 12 anos de participação ativa nos órgãos da Freguesia do Montenegro, período no qual a Junta de Freguesia se modernizou, desenvolveu inúmeras ações de proximidade com os seus fregueses, conquistando a sua confiança e respeito, e conseguiu ainda concretizar um dos seus sonhos antigos – possuir instalações próprias e adequadas ao exercício das suas competências», acrescentou o MIM.

Apesar desta posição, os dirigentes do movimento dizem não haver «nenhum constrangimento ou obstáculo que impeça os seus membros, de forma individual, integrem listas de outras forças partidárias».

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Ministra só decide sobre o futuro dos Portos do Algarve depois das Autárquicas

A ministra do Mar garantiu esta quarta-feira, dia 26 de Julho, que não haverá

Sul Informação

Fado e poesia também têm lugar na programação de Agosto da Orquestra Clássica do Sul

Fado, “Clássicos Light”, música acompanhada de poesia e concertos ao ar livre cabem na