Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Universidade do Algarve (UAlg) está a participar na NAFSA, o maior encontro internacional dos responsáveis pela internacionalização das instituições de ensino superior e de investigação, que começou a 30 de Maio e acaba esta sexta-feira, 2 de Junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.

A participação da UAlg insere-se no projeto Algarve is Our Campus – Study and Research in Algarve, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, que tem como objetivo promover e reforçar a notoriedade e atratividade da Universidade do Algarve e da região através da implementação de ações que visam a internacionalização e o consequente aumento do número de estudantes, docentes e investigadores internacionais.

No pavilhão Study & Research in Portugal, organizado pela Comissão Fulbright e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o apoio da Embaixada Americana em Lisboa, estão presentes 19 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e câmaras municipais.

A Feira/Conferência atrai anualmente «mais de 10 mil participantes de todo o mundo. Esta participação constitui uma importante oportunidade para revelar a diversidade e a qualidade da oferta de cada instituição e reforçar a visibilidade de Portugal como país de destino de estudantes e investigadores internacionais, em particular provenientes dos EUA», diz a UAlg.

«A iniciativa Study and Research in Portugal integra o compromisso do Governo, através da Resolução de Conselho de Ministros número 78/2016 que define as orientações para a articulação da política de internacionalização do ensino superior e da ciência e tecnologia, no sentido da promoção de políticas públicas alicerçadas na valorização do conhecimento e da qualificação de recursos humanos, reconhecendo as instituições de ensino superior e de ciência enquanto espaços de criação e partilha do conhecimento que promovem a abertura à novidade», acrescenta.

«Study and Research in Portugal é um instrumento fundamental para a promoção e a internacionalização do país, em domínios como a diplomacia científica, o turismo, a mobilidade, a economia, o património, a língua e a cultura», explica a UAlg.

A Comissão Fulbright, criada pelo Governo Português e pelo Governo dos Estados Unidos da América, administra em Portugal o programa Fulbright de intercâmbio educacional, com a missão de fomentar o entendimento mútuo entre Portugal e os EUA.

As suas atividades incluem «a oferta de oportunidades de intercâmbio para professores, investigadores e estudantes, com base no mérito, a disponibilização de orientação e informação de qualidade sobre os sistemas de ensino dos dois países e a organização de iniciativas que potenciem a partilha de conhecimento», conclui a UAlg.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

ETIC_Algarve mostrou o trabalho de um ano em “Sunset” no Teatro das Figuras

Os trabalhos de fotografia, vídeo, videojogos, música ou design produzidos, ao longo do ano

Sul Informação

Investigadora da Universidade do Algarve vence prémio internacional na área da agricultura

Raquel Campos-Herrera, investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no Centro para

Sul Informação

Curso de Medicina da Universidade do Algarve ajuda a fixar médicos na região

Oito dos 28 alunos que terminaram o curso de Medicina da Universidade do Algarve,