A Universidade do Algarve (UAlg) está a participar na NAFSA, o maior encontro internacional dos responsáveis pela internacionalização das instituições de ensino superior e de investigação, que começou a 30 de Maio e acaba esta sexta-feira, 2 de Junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.
A participação da UAlg insere-se no projeto Algarve is Our Campus – Study and Research in Algarve, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, que tem como objetivo promover e reforçar a notoriedade e atratividade da Universidade do Algarve e da região através da implementação de ações que visam a internacionalização e o consequente aumento do número de estudantes, docentes e investigadores internacionais.
No pavilhão Study & Research in Portugal, organizado pela Comissão Fulbright e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o apoio da Embaixada Americana em Lisboa, estão presentes 19 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e câmaras municipais.
A Feira/Conferência atrai anualmente «mais de 10 mil participantes de todo o mundo. Esta participação constitui uma importante oportunidade para revelar a diversidade e a qualidade da oferta de cada instituição e reforçar a visibilidade de Portugal como país de destino de estudantes e investigadores internacionais, em particular provenientes dos EUA», diz a UAlg.
«A iniciativa Study and Research in Portugal integra o compromisso do Governo, através da Resolução de Conselho de Ministros número 78/2016 que define as orientações para a articulação da política de internacionalização do ensino superior e da ciência e tecnologia, no sentido da promoção de políticas públicas alicerçadas na valorização do conhecimento e da qualificação de recursos humanos, reconhecendo as instituições de ensino superior e de ciência enquanto espaços de criação e partilha do conhecimento que promovem a abertura à novidade», acrescenta.
«Study and Research in Portugal é um instrumento fundamental para a promoção e a internacionalização do país, em domínios como a diplomacia científica, o turismo, a mobilidade, a economia, o património, a língua e a cultura», explica a UAlg.
A Comissão Fulbright, criada pelo Governo Português e pelo Governo dos Estados Unidos da América, administra em Portugal o programa Fulbright de intercâmbio educacional, com a missão de fomentar o entendimento mútuo entre Portugal e os EUA.
As suas atividades incluem «a oferta de oportunidades de intercâmbio para professores, investigadores e estudantes, com base no mérito, a disponibilização de orientação e informação de qualidade sobre os sistemas de ensino dos dois países e a organização de iniciativas que potenciem a partilha de conhecimento», conclui a UAlg.