Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Se não tivesse mais nenhuma virtude – e tem muitas -, a nova Rota do Petisco das Terras da Ria já poderia, pelo menos, anunciar ter sido responsável por uma quase milagre: é que ontem, ao início da noite, no lançamento oficial no Museu de Faro, conseguiu colocar lado a lado, e sorridentes, os presidentes das Câmaras de Faro e de Olhão…

Aliás, tanto Rogério Bacalhau, edil social-democrata de Faro, como António Pina, edil socialista de Olhão, deram conta disso nos breves discursos que proferiram, entre sorrisos ou mesmo gargalhadas dos convidados. A Rota do Petisco «tem a vantagem de juntar o que geralmente está afastado» disse mesmo António Pina.

«Temos muito a ganhar por trabalharmos em conjunto», acrescentou o autarca olhanense, que chegou mesmo a agradecer à associação Teia d’Impulsos, que organiza a Rota do Petisco, «por ter impulsionado a união entre Olhão e Faro».

Rogério Bacalhau, por seu lado, fez questão de sublinhar o interesse que o evento tem para fomentar a economia e os negócios locais, nomeadamente na vertente do turismo gastronómico, nos dois concelhos vizinhos.

Esta apresentação teve o condão de ser muito ecuménica do ponto de vista político, uma vez que também por lá estiveram representantes de outros partidos, como o vereador António Mendonça, da CDU, que é de novo candidato.

 

O presidente da Câmara de Olhão, o presidente da Câmara de Faro e o vereador António Mendonça

Questões políticas e de (má) vizinhança à parte, a primeira edição da Rota do Petisco nas terras da Ria Formosa começa hoje, dia 2 de Junho, e prolonga-se até 9 de Julho, em 34 restaurantes e pastelarias das duas cidades (e arredores). São 34 boas razões para «percorrer as ruas de Faro e Olhão com o apetite bem desperto e diversão no horizonte».

Ontem, nos claustros do antigo convento que alberga o Museu Municipal de Faro, alguns dos petiscos, ao som de Tércio nanook ou do DJ Nuno Silva, foram dados a provar aos convidados e a verdade é que…não sobrou nada! Um bom augúrio para o mês que, quem gosta de comer bem e de conviver, poderá agora dedicar a percorrer, se não todos, pelo menos a maioria dos estabelecimentos aderentes a esta Rota do Petisco das Terras da Ria.

O conceito é simples: petisque aqui e acolá por um preço módico. Os estabelecimentos aderentes oferecem uma ementa especial ao preço de 3 euros por “Petisco” (petisco + bebida) e a 2 euros o “Doce Regional” (sobremesa + bebida) a quem apresentar o passaporte da Rota do Petisco para ser carimbado.

Este passaporte custa 1 euro e pode ser adquirido nos restaurantes e pastelarias participantes ou num dos Postos de Informação da Rota do Petisco: Postos de Turismo de Faro e de Olhão, Centro Náutico da Ilha de Faro e Museu Municipal de Olhão.

O valor pago na aquisição do passaporte reverte integralmente para o apoio dos 12 projetos sociais apoiados pela Rota Solidária.

Com o passaporte da Rota do Petisco, os petiscadores dão… mas também recebem. «Ao angariar pelo menos 12 carimbos, recebe automaticamente um brinde e fica habilitado a um dos prémios da Rota do Petisco. E há ainda mais ofertas e descontos a descobrir!», conta a Teia d’Impulsos.

 

Para saber quais os restaurantes e pastelarias aderentes e quais os seus petiscos, clique aqui:

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

“Mar e Serra” representa Algarve na final do “Adoramos a nossa Gastronomia com Coca-Cola”

O restaurante “Mar e Serra”, de Portimão, vai representar o Algarve na final da

Sul Informação

Fotogaleria: No Alameda Beer Fest, o difícil é escolher

Stout, Indian Pale Ale (IPA) ou Weiss são apenas alguns dos tipos de cerveja

Sul Informação

Dinossauros “ganham vida” na antiga Fábrica da Cerveja em Faro

São Tyrannosaurus Rex, Stegosaurus ou Triceratops, em tamanho real, e até se mexem e