Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O livro «A História do Povo de Loulé na Revolução Portuguesa 1974-75», de Raquel Varela e Luísa Barbosa Pereira, vai ser apresentado no dia 17 de Junho às 17h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé.

Nesta obra, as duas autoras abordam o período de conflito social que se seguiu à Revolução dos Cravos, que «teve amplitude nacional, tendo chegado a diversas áreas do País, incluindo o Concelho de Loulé». «Esta é a história que se pretende contar, a história do povo de Loulé no biénio revolucionário de 1974-1975», resumiu a Câmara de Loulé.

«A revolução portuguesa foi marcada pelo protagonismo político de um forte movimento operário e social que atingiu todos os setores da sociedade, em particular o movimento operário, e caracterizou-se por conflitos sociais muito radicalizados entre os estudantes, o moderno setor laboral dos serviços, o setor informal, uma ampla participação das mulheres e dos setores intermédios e de base das forças armadas», enquadrou a autarquia.

As autoras do livro são ambas especialistas neste período da história de Portugal. Raquel Varela é historiadora e as suas áreas de estudo são história da Revolução dos Cravos, história do trabalho e história do Estado social. Luísa Barbosa Pereira é cientista social. As suas áreas de estudo são, entre outras, sociologia do trabalho, história do movimento operário e da Revolução dos Cravos.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

“Contos por Cordas” são apresentados na Biblioteca de Loulé

O livro “Contos por Cordas”, da autoria de Julieta Lima, é apresentado no dia

Sul Informação

Historiador admite que roubo do Pentateuco de Faro pode não ter acontecido

A História conta-nos que o Pentateuco, o primeiro livro impresso em Portugal, numa tipografia

Sul Informação

INEM reforça meios de emergência para o Algarve durante o Verão

O Algarve terá, durante o Verão, mais meios de emergência do INEM disponíveis, de