Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As temperaturas máximas a partir de amanhã e pelo menos até domingo, dia 18, deverão atingir, valores entre 40 e 43ºC, em alguns locais do interior, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A situação deve-se a «uma massa de ar muito quente transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste da Galiza e de um vale depressionário, que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica».

Segundo o IPMA, os valores da temperatura máxima irão variar, na generalidade do território, «entre 30 e 36ºC, com exceção de alguns locais do interior, onde se poderão atingir valores entre 37 e 40ºC, e da faixa costeira a norte do Cabo Raso, onde as temperaturas não deverão ultrapassar 26ºC, aproximadamente».

Entre os dias 16 e 18, ou seja, sexta-feira, sábado e domingo, a temperatura máxima poderá atingir valores entre 40 e 43ºC nas regiões do interior e entre 35 e 39 ºC nas regiões do litoral.

Por seu lado, a temperatura mínima irá «subir gradualmente», esperando-se, a partir do dia 17, valores da ordem de 20-22ºC em quase todo o território, podendo mesmo atingir 23/25ºC em muitos locais, em especial do interior.

Nesta situação de tempo quente, destaca-se ainda a persistência de dias com temperaturas elevadas nas regiões do interior, tanto os valores da mínima, como da máxima.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Temperatura atinge 42,7ºC no Sítio das Fontes e bate recorde

42,7 graus. Foi esta a temperatura que ontem, 14 de Julho, às 13h00, foi

Sul Informação

Primavera foi muito quente e muito seca em Portugal Continental

A Primavera, nos meses de Março, Abril e Maio, foi muito quente e muito

Sul Informação

Início de Junho teve temperaturas «muito superiores» ao normal e o calor ainda vai apertar

As primeiras duas semanas de Junho foram marcadas por «valores altos da temperatura máxima,