Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Música e dança da China, Pérsia/Irão, Índia, Síria, Turquia e Egito marcam os quatro dias do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”, que vai decorrer de 6 a 9 de Julho, tendo como tema a mítica Rota da Seda e como epicentro o Convento de São José e as ruas circundantes do centro antigo de Lagoa.

Ao longo destes quatro dias, mais de 50 artesãos de várias culturas e religiões irão conviver em harmonia e mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, sabores e artes.

Embora ultrapassada pelo rumo da História, a Rota da Seda, que ligava o distante Oriente ao Ocidente, é recordada como um dos grandes percursos comerciais de sempre e o palco de importantes contactos entre civilizações.

O “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” irá mostrar, aos milhares de visitantes, a riqueza e diversidade das inúmeras culturas e religiões deste vasto território.

Assim todos os dias, entre as 19h00 e a 1h00, no Convento de São José, irão estar patentes ao público três exposições de fotografia – “Novo aspeto da Rota da Seda – China”, da Embaixada da China, “Síria, Egito e Jordânia”, de Pedro Barros, e “Retratos do Oriente” de Robson. Os visitantes poderão também ver uma exposição de instrumentos tradicionais da China.

A música e a dança irão ter um papel crucial na programação de todo o evento, com a participação de vários grupos de diferentes géneros e procedências: Lu Yanan e Nanyin (China), Yaran Ensemble (Pérsia – atual Irão), Raul Sengupta (Índia), Emilio Villalba (Espanha) e Al-Bashirah (Síria, Turquia e Egito).

Um dos pontos altos deste evento será a presença de um dragão e de um leão chinês, que irão deambular pelas ruas do Mercado de Culturas.

Diariamente, haverá oficinas de dança tradicional da Pérsia e Arménia e também uma oficina para crianças com meditação e conto de estórias.

Não faltará também um Espaço de Terapias Zen, bem como um Jardim Zen e uma exposição de árvores Bonsai.

A nível gastronómico, os claustros do Convento São José irão transformar-se num restaurante de fusão de sabores da Rota da Seda.

Este ano, o Município de Lagoa decidiu alargar área de animação, destacando-se a criação de uma zona chillout com o Dj Charlie Spot que irá apresentar “Silk Road Night Sessions”.

Por último, como é hábito, todos os dias serão acesas milhares de velas, com as quais serão desenhados os símbolos das diferentes culturas e religiões da velha Rota da Seda, constituindo «um espetáculo de enorme beleza visual».

Nesta quarta edição, a Câmara de Lagoa, que organiza esta mercado, espera «mais de 40.000 pessoas ao longo de quatro noites que se esperam mágicas».

 

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Tim Motion, ou antes, o Senhor Timóteo regressou a Carvoeiro…e foi para lançar um livro de fotografia

Em 1961, ainda o turismo não era a grande indústria do Algarve, Timothy Motion

Sul Informação

“Mercado de Culturas… à Luz das Velas” levou 40 mil pessoas a Lagoa

A quarta edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”, dedicada à Rota

Sul Informação

Ferragudo Beach Festival anima Praia Grande

O “Ferragudo Beach Festival” vai animar, de 14 a 16 de Julho, das 19h00