Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Pescadores lúdicos na Costa Vicentina_Foto de Martyna Mazurek

O presidente da Câmara de Aljezur considerou hoje ser «lamentável» que o «esboço da Portaria que revoga o defeso da pesca ao sargo», no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, não seja publicado por decisão da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.

O autarca socialista recorda que «durante o primeiro semestre do ano em curso, as Câmaras Municipais da zona de intervenção do PNSACV, em parceria com as Associações representativas da pesca lúdica, discutiram, reuniram-se e refletiram» com Célia Ramos, secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, e com José Apolinário, secretário de Estado das Pescas. O objetivo era alterar a Portaria, «no sentido de abolir de imediato o defeso do sargo, por um lado, e ver suspensas as Áreas de Proteção Parcial I Marinhas, permitindo a atividade da pesca lúdica até à Revisão do atual Regulamento do PNSACV».

Como consequência dessas reuniões, José Amarelinho acrescenta que o Gabinete do secretário de Estado das Pescas elaborou «um primeiro esboço de Portaria que revogava o defeso do sargo» naquele Parque Natural, mas Célia Ramos, «escudando-se num estudo elaborado por “sumidades” desta matéria, que não os pescadores, obviamente, não viabilizará a alteração à referida Portaria».

O presidente da Câmara de Aljezur salienta que «tudo isto acontece quando o Grupo Parlamentar do Partido Socialista fez aprovar na Assembleia da República, por unanimidade, o Projeto de Resolução nº. 908/XIII, que recomenda ao Governo que retome o Plano de Ordenamento do PNSACV, como instrumento de desenvolvimento integrado e participado, no qual, de forma inequívoca, defende “práticas e atividades tradicionais de proteção da natureza e salvaguarda dos valores naturais, incluindo e valorizando as atividades humanas realizadas no respetivo território, com o objetivo de promover o desenvolvimento económico e o bem estar das populações” com um particular foco também para a pesca local e lúdica».

Por tudo isso, no comunicado enviado às redações, o edil José Amarelinho diz esperar «que o Governo seja consequente na “retoma” deste Plano de Ordenamento, há muito defendido por esta Autarquia», embora considere «lamentável que o Governo não viabilize, no imediato, as alterações que as Associações de Pescadores e a Autarquia defendem».

De todo o processo, só se salva, na opinião de Amarelinho, o secretário de Estado José Apolinário, a quem o autarca socialista elogia «a capacidade de diálogo, bom senso, entendimento e vontade de resolver».

O presidente da Câmara de Aljezur termina anunciando que a questão da falta de revogação da Portaria será levada ao conhecimento do primeiro ministro e do ministro do Ambiente.

Entretanto, a autarquia da Costa Vicentina manifesta a sua «total disponibilidade para prosseguirmos, com as Associações, a luta e o trabalho, na razão que lhes assiste nesta matéria».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Rota Vicentina aposta no Turismo Cultural, Turismo Acessível e BTT

Turismo Cultural, Trilhos de BTT e Turismo Acessível são apenas alguns dos novos projetos

Sul Informação

Clínicas de S. Gonçalo fazem rastreios gratuitos aos participantes do evento desportivo “Brisas do Atlântico”

As Clínicas de S. Gonçalo de Odemira, Aljezur e São Teotónio vão apoiar o

Sul Informação

ARS estende exames de Espirometria a Lagos, Aljezur e Vila do Bispo

Os utentes dos Cuidados de Saúde Primários de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo