Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O projeto “Requalificação da Zona Envolvente a Norte do Complexo Desportivo de Ferreiras” foi o vencedor da edição deste ano do Orçamento Participativo de Albufeira, cujos resultados foram anunciados ontem, dia 18 de Julho. A obra, que será incluída no Orçamento Municipal para 2018, custará 250 mil euros, a verba total disponibilizada pela Câmara albufeirense para este processo de participação cidadã.

A proposta vencedora «consiste na intervenção na zona de parque infantil e parque de estacionamento, com a criação de um Parque Multiusos, mantendo a valência de estacionamento, demolição dos balneários existentes, colocação de estrutura de sombreamento com painéis laterais removíveis e correção viária da Rua da Nora, respetivas infraestruturas e reorganização dos lugares de parqueamento», segundo a Câmara de Albufeira. Também se prevê «a criação de uma praça que irá permitir a realização de eventos».

A área de intervenção é de 2830 metros quadrados e a obra tem um prazo de execução é de 180 dias, «devendo ficar concluída até Dezembro de 2019», tendo em conta que o regulamento do OP de Albufeira prevê que as obras realizadas neste âmbito «têm um prazo de execução de dois anos».

Este foi o projeto de entre os nove a votação que recebeu mais votos, 238 no total, apenas três a mais do que o segundo projeto mais votado, o de criação do Parque da Cidade.

Mesmo não tendo ganho, todas propostas que foram feitas pelos cidadãos nesta edição do OP «fazem sentido e irão ser objeto de ponderação por parte da autarquia, para que possam ser executados oportunamente», garantiu a Câmara.

«O Orçamento Participativo tem a grande virtude de nos dar a noção do que é que as pessoas querem, de quais são as necessidades que consideram prioritárias para a zona onde vivem. Isto dá-nos o conforto de saber que o concelho mexe e que participa nas decisões que implicam com o seu desenvolvimento de forma sustentável. Por isso iremos dar o máximo de atenção e fazer todo o esforço para que estes projetos sejam todos concretizados», afirmou o presidente da Câmara de Albufeira Carlos Silva e Sousa na cerimónia de anúncio do vencedor do Orçamento Participativo de Albufeira para 2018.

Além de elogiar a «equipa altamente motivada» de funcionários autárquicos que dinamiza o OP, o edil albufeirense aproveitou para defender que «é igualmente necessário que todas as pessoas se motivem, divulguem e participem ativamente, para que a iniciativa prossiga no bom caminho e se justifique aumentar a verba destinada à sua concretização, que na primeira edição começou por ser no valor de 60 mil euros e agora já vai em 250 mil euros».

Das edições anteriores do OP Albufeira já se encontra em funcionamento o Centro de Bem-Estar Animal (1ª edição), «prevendo-se que até ao final deste ano fiquem concluídas as obras de Reabilitação da Zona de Recreio da Escola Básica nº1 de Albufeira e a Requalificação do Polidesportivo da Guia (2ª edição), enquanto a Requalificação da Estrada dos Salgados e os Parques Lúdicos de Vale Navio e da Falésia irão ficar concluídos até Dezembro de 2018 (3ª edição)».

sulinformacao

Também poderá gostar

Paderne Medieval 2017 Video Nilton

A «acolhedora aldeia» de Paderne voltou à época medieval

A aldeia de Paderne, em Albufeira, voltou à época medieval entre 29 de Dezembro

Sul Informação

Albufeira celebra Nossa Senhora da Orada com procissão no mar e bênção aos pescadores

As festas em honra de Nossa Senhora da Orada, em Albufeira, até já começaram,

Sul Informação

Azulejos tradicionais substituem números de polícia em casas da zona antiga de Albufeira

73 novos azulejos tradicionais vão, até ao final de Setembro, substituir os números de