Um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional de Olhão está a pintar, até 4 de Agosto, o Estádio Municipal daquela cidade. Os trabalhos incidem na pintura externa do equipamento, com particular incidência na vedação.
Esta atividade resulta de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Olhão e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, assinado em Fevereiro passado.
A colaboração entre as duas entidades, que se insere na política de reinserção social e gestão articulada dos sistemas tutelar educativo e prisional da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, concretiza-se, na prática, na disponibilidade, por parte do Município, em colaborar na reintegração de cidadãos que se encontram a cumprir pena no Estabelecimento Prisional de Olhão.
Nesta perspetiva, «os reclusos têm oportunidade de executar tarefas ao serviço da autarquia de Olhão, sejam de manutenção geral, limpeza, arranjos exteriores, ou outros trabalhos considerados necessários», explica a Câmara de Olhão.
Este é um modelo de cooperação já testado no passado «com resultados animadores». Por exemplo, os trabalhos de pintura do Pavilhão Municipal, que decorreram o ano passado, foram executados por reclusos do Estabelecimento Prisional de Olhão, bem como uma ação de limpeza da Ilha da Armona, que ocorreu no final de Maio.