Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Por aqui se cruzaram músicos, pescadores, bancários, conserveiras, engraxadores, foliões carnavalescos, condutores, livreiros, comerciantes, telefonistas, feirantes, cantores, poetas, pintores, fotógrafos, agricultores, artesãos, industriais, operários e turistas.

A praça hoje chamada Manuel Teixeira Gomes, na zona ribeirinha de Portimão, recebe, de 7 a 27 de Agosto, uma original exposição ao ar livre, que convida a deambular pela história e memórias deste emblemático espaço na zona ribeirinha da cidade.

Trata-se da mostra «Praça Manuel Teixeira Gomes – Passear Pela História», promovida pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia de Portimão, em estreita colaboração com o Museu e o Município de Portimão, a inaugurar a 7 de Agosto, às 19h00.

Nessa ocasião, haverá música com a banda da Sociedade Filarmónica Portimonense, numa forma de recordar a antiga Filarmónica de Portimão, conhecida popularmente pela banda do “Paga-Zé”, que, em Julho de 1925, inauguraria o antigo coreto.

Em 10 painéis metálicos e 20 fotografias de grandes dimensões, os visitantes que por ali perambularem, entre um gelado e um café, serão surpreendidos com este inesperado encontro com as imagens que marcam a evolução do mais dinâmico espaço à beira-rio de Portimão.

Como espaço público, esta praça sempre foi um local de intenso encontro e intercâmbio social, em torno da qual, nos seus cafés, lojas, esplanadas, agências bancárias e de navegação, correio, clubes e coletividades, jardim, cinemas e coreto, carrinhas, autocarros e táxis, se tomava as decisões económicas, políticas, desportivas e culturais mais relevantes.

Depois da Praça Manuel Teixeira Gomes, a iniciativa «Passear pela História» poderá percorrer, no futuro, outros espaços emblemáticos de Portimão, dando a conhecer as suas histórias, memórias e transformações urbanas.

A Praça Manuel Teixeira Gomes, anteriormente designada Visconde de Bivar, tem o seu atual nome em homenagem ao ilustre portimonense que se destacou como viajante, escritor, colecionador de arte, diplomata e Presidente da República Portuguesa (1923-1925) e que foi responsável pela elevação a cidade, da antiga Vila Nova de Portimão, em 11 de Dezembro, de 1924.

“Passear pela História” é uma proposta que pretende igualmente «fortalecer a identidade da comunidade, valorizar a cidade e o Município, enquanto destino cultural e de lazer, quer dos seus habitantes quer dos seus visitantes e turistas, uma descontraída viagem no tempo, entre memórias e as vivências sociais resultantes de uma geografia marítima, rural, industrial e comercial que sempre caracterizou historicamente este Município».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Semana da Juventude leva “Peste & Sida” e Miguel Ângelo à Mexilhoeira Grande

Os “Peste & Sida” e Miguel Ângelo, ex-vocalista dos Delfins, são os cabeças de

Sul Informação

“Sunset 365 Algarve” na Praia da Rocha começa a «preparar férias de Inverno»

O areal da Praia da Rocha vai receber, no dia 23 de Agosto, às

Sul Informação

Aljezur mostra “A Identidade do Algarve: Forais, Alvarás e Cartas Régias”

A exposição “A Identidade do Algarve: Forais, Alvarás e Cartas Régias” vai estar patente