Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Odiana realizou, na passada sexta-feira, 28 de Julho, uma experiência piloto do workshop de salinas tradicionais, na Salina da Barquinha, em Castro Marim, com a balanço a ser «positivo» pelo que aquela associação «já está a pensar» numa segunda iniciativa, desta vez aberta ao público em geral. 

«Esta versão teste foi a oportunidade ideal para descobrir, tanto na teoria, como na prática, o saber tradicional usado durante séculos na extração de sal», segundo a Odiana.

A meta «foi sentir a natureza nas salinas, com este a ser o primeiro workshop de turismo criativo da Odiana no âmbito do projeto Creatour.».

Além disto também foi possível «conhecer como se produz o sal numa visita turística que ofereceu a possibilidade de recolher o sal/flor sal artesanalmente e assistir ainda ao processo de embalamento».

«Para concluir esta experiência, e numa perfeita simbiose entre o trabalho do Homem e a vontade da natureza, o spa salino para relaxar e equilibrar energias: um banho flutuante de sais minerais e aplicação de argila da salina», conta a Odiana.

Esta experiência congregou um grupo de 10 pessoas dos projetos pilotos do Algarve (Barroca, Tertúlia Algarvia, Loulé Criativo) e do Centro de Investigação sobre o espaço e Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve.

Esta atividade decorreu no seguimento do projeto da Odiana “Oficinas do Saber Tradicional”, em estreita colaboração com a Cooperativa Terras de Sal e com a empresa “Água Mãe”.

O objetivo «foi a revitalização turística das atividades tradicionais do Baixo Guadiana, de forma dinâmica e interativa, através de experiências únicas. Está para breve a próxima experiência de turismo criativo da Odiana que compilará ainda oficinas dinâmicas com o Pão Caseiro, Doçaria Tradicional e Cestaria», diz a Odiana.

Com este projeto, a associação «pretende reforçar a identidade/cultura do Baixo Guadiana, dinamizar o interior do território e atrair mais turistas e envolver a comunidade local na cultura identitária do Baixo Guadiana».

O projeto Creatour pretende pilotar uma agenda de investigação centrada no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais. O Creatour tem uma duração de 36 meses, é coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e é financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Odiana anuncia «últimas vagas» para a formação em Técnico de Produção Agropecuária

Os jovens agricultores que já tenham projeto de instalação (PDR 2020 ou PRODER) ainda

Sul Informação

Já se pode inscrever no “Workshop de Salinas Tradicionais” em Castro Marim

O segundo “Workshop de Salinas Tradicionais” realiza-se no dia 25 de Agosto, das 16h00

Sul Informação

Odiana viu aprovados três projetos transfronteiriços dos quais é parceira

Três projetos dos quais a associação Odiana é um dos parceiros foram aprovados no