Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O documentário “Gurumbé, canciones de tu memória negra”, que recorda o contributo das populações negras para a história e cultura da Andaluzia, é exibido no próximo dia 23 de Agosto, às 21h30, no Centro Cultural de Lagos.

Da autoria do realizador e antropólogo andaluz Miguel Angel Rosales, e falado em espanhol, o documentário será projetado com legendas em inglês.

No século XVI, por exemplo, «a população negra representava 10% da população de cidades portuárias como Sevilha ou Lisboa. Se assumimos, sem entraves, a herança cultural islâmica, a investigação demonstra agora o contributo das populações negras para a riqueza cultural que caracteriza os povos ibéricos, justificando-se inteiramente esse reconhecimento», considera a Câmara de Lagos.

O ponto de partida deste documentário andaluz é o porto de Lagos e a descoberta de 158 esqueletos na lixeira urbana medieval e moderna, descoberta que veio corroborar o papel ativo de Portugal e de Lagos no tráfico negreiro.

Na apresentação, por ocasião do Dia Internacional da Memória do Trafico Negreiro e da sua Abolição, estará presente o realizador Miguel Angel Rosales, num espaço de debate que pretende essencialmente promover os comentários do público e recolher as suas impressões.

A iniciativa vai terminar com o quadro flamenco da ‘bailaora’ londrina Yinka Esi Graves, com raízes no Gana e na Jamaica, para quem, nas suas próprias palavras, «o documentário permitiu reconciliar a sua cabeça com o seu coração e que, com os seus bailes, contribui para resgatar a herança da dança africana no baile flamenco».

Quanto à autarquia lacobrigense diz esperar que «este espetáculo, tal como o Núcleo Museológico Rota da Escravatura do Museu Municipal de Lagos, inaugurado no passado ano, cumpra o desiderato de aprofundar o debate sobre o tráfico de seres humanos e sobre a tragédia migratória que continua manchando o Mediterrâneo».

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Proposta de suspensão da pesquisa de petróleo aprovada pela Assembleia da República

A Assembleia da República aprovou hoje um projeto de resolução que recomenda ao Governo

Sul Informação

Assembleia Municipal de Lagos aprova proposta que pede seminário sobre o futuro da Ponta da Piedade

A Assembleia Municipal de Lagos aprovou, no passado dia 20 de Dezembro, por unanimidade,

Sul Informação

Lagos com orçamento de 59,4 milhões de euros para 2018

Lagos vai ter um orçamento de quase 60 milhões de euros (59.389.626 euros) para