Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Apesar das neblinas que, ao fim da tarde de ontem, cobriram muitas zonas do Algarve, o eclipse parcial do Sol foi seguido e fotografado por muita gente. Mas houve quem estivesse na praia até ao anoitecer e nem se apercebesse da “dentadinha” que a Lua deu ao Sol…

Em Portugal Continental, o eclipse começou às 19h44 e já não foi possível ver o seu fim, porque se deu já depois do pôr do sol. A região do Continente onde se viu mais o fenómeno astronómico foi mesmo o Algarve, alcançando quase 22% da superfície solar oculta.

O eclipse foi total na parte central dos EUA, sendo visível como parcial na América do Norte, numa boa parte da América do Sul (por exemplo, no Norte do Brasil) e no Atlântico Norte. O fenómeno foi acompanhado em direto pelo site da NASA e por muitas televisões e jornais online dos EUA. Felizmente, nem todos os americanos fizeram como o seu presidente Donald Trump, que olhou para o eclipse sem óculos, o que lhe poderia ter causado graves lesões…

Aqui ficam algumas fotografias do eclipse parcial, tal como foram vistas por um colaborador e dois leitores do Sul Informação.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Ano de 2018 começa com uma Superlua logo no dia 1

No primeiro dia do ano, a Lua atinge o perigeu: o ponto da sua

Sul Informação

Centro Ciência Viva de Tavira organiza mais uma observação astronómica

O Centro Ciência Viva de Tavira promove uma observação astronómica noturna esta quinta-feira, 7

Sul Informação

Dezembro e Janeiro são meses com três super luas cheias consecutivas

O último mês do ano começou com uma super lua cheia, ou seja, uma