Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Artesãos, produtores de enchidos, doceiras, produtores de aguardente de medronho e de melosa, pão e mel, e ainda tasquinhas de petiscos – estes são os ingredientes principais de mais uma ArteChique – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique, que vai decorrer nesta vila, entre 1 e 3 de Setembro.

Este evento, que vai já na sua 23ª edição, chama ao Largo dos Chorões, no centro de Monchique, «mais um conjunto diversificado de belas peças de artesanato produzidas pelo saber ancestral das mãos serranas e que ainda hoje definem a expressão singular da identidade e da memória afetiva monchiquenses», salienta a Junta de Freguesia de Monchique, que promove a iniciativa.

A ArteChique é «uma feira de rua para todos os gostos e idades», que este ano conta com a presença de 23 artesãos, três produtores de enchidos, cinco doceiras, três produtores de aguardente de medronho e melosa, uma padaria, uma melaria, dois bares e duas tasquinhas de petiscos.

Estão ainda envolvidas seis associações locais, que incluem clubes desportivos e culturais, clubes de caçadores, associações de apoio social, escuteiros e Associação das Guias de Portugal, as quais têm a seu cargo a dinamização de bares, jogos tradicionais, desportivos e eventos de cariz social.

Assim, além das já famosas cadeiras de tesoura, cestaria e trabalhos em verga, colheres de pau, bolsinhas de retalhos, bonecas de trapo, rendas antigas, enchidos, doçaria, compotas e doces caseiros, mel e medronho, entre outros, vai ser possível, uma vez mais, «dar a conhecer aos visitantes novos produtos e novos conceitos de artesanato e gastronomia onde a identidade da tradição se alia à autenticidade da inovação», acrescenta a Junta de Freguesia.

Podem também ser visitadas duas exposições de trabalhos, realizados ao longo do ano, pelas participantes dos ateliês de bordados e de “coseduras” dinamizados pela Junta de Freguesia.

O programa da feira contempla ainda atividades de animação e recreação, das quais se destaca o sempre disputado torneio de “3 setes”, o torneio de petanca, jogos tradicionais e o já habitual Encontro de Acordeonistas, no último dia de feira (3 de Setembro, domingo), às 16h00.

A programação inclui também a realização do jogo do burro, a já habitual caminhada solidária, dedicada a apoiar quem mais necessita, e uma aula de zumba aberta à população, além da tradicional animação de rua e espetáculos musicais à noite.

A XXIII ArteChique – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique é uma organização da Junta de Freguesia de Monchique, que conta com a colaboração do Município de Monchique e das associações locais.

Pode ser visitada das 10h00 às 23h00, nos dias 1 e 2 de Setembro, e das 10h00 e às 20h00, no dia 3.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Monchique: escultor de motosserra transforma pinheiro doente em presépio original

Nos céus de Monchique, em vez do som dos sinos, tem ecoado, nestas últimas

Sul Informação

TASA vai formar (e empregar) «Artesãos do Século XXI» e está a aceitar candidaturas

Formar novos artesãos em ofícios que estão em vias de extinção, neste caso, entrelaçados,

Sul Informação

“Aradismo” vai ser pensado por grupos de trabalho

Os grupos de trabalho, que vão refletir o conceito de “Aradismo”, vão ser apresentados