Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Variedades como «Bico de Passarinho», «Rabo de Porco», «Romana», «Mulata», «Rabo de Zorra», «Lourencinha» serão dadas a conhecer na próxima sexta-feira, dia 8 de Setembro, às 10h00, na visita 8 de setembro, pelas 11h00, uma visita às Coleções de Fruteiras, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), sob a orientação dos técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve).

Trata-se de uma atividade integrada na Feira da Dieta Mediterrânica, que decorre de 7 a 10 de Setembro, em Tavira.

Estas coleções, consideradas únicas no país, são o resultado do trabalho desenvolvido pela DRAP Algarve, entre 2011 e 2015, no âmbito de projetos apoiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder): Frutalg – “Prospeção, Recolha, Conservação e Caraterização de Variedades Tradicionais de Fruteiras Algarvias com Interesse para a Agricultura” e SulCastas – “Prospeção e Caraterização da Variabilidade Genética de Castas de Videiras Autóctones nas Regiões do Alentejo e Algarve”.

No caso do projeto Frutalg, os trabalhos iniciaram-se com a prospeção e recolha de material vegetal de citrinos, alfarrobeiras, amendoeiras, figueiras, nespereiras, romãzeiras e macieiras (Pero de Monchique) e posterior instalação dessas variedades tradicionais nas coleções.

O objetivo é avaliar as suas potencialidades, selecionar e proporcionar material vegetativo a viveiristas autorizados para futura multiplicação e utilização por parte do setor produtivo.

Como revelou em 2014, à reportagem do Sul Informação, o engenheiro António Marreiros, responsável pelo projeto, nos campos do antigo Posto Agrário de Tavira, junto à estação, há 122 variedades de amendoeira, 19 de nespereira, 26 de pêro de Monchique, 56 de romãzeiras, 44 de alfarrobeiras e 97 variedades de figueiras.

Já o projeto SulCastas teve como finalidade, numa primeira fase, descobrir e preservar diversas castas de uvas em vias de extinção e plantá-las em coleções de âmbito regional e nacional.

Num segundo momento, prevê-se a caraterização do material plantado, a sua avaliação e a realização de estudos de microvinificação, os quais poderão originar a sua produção.

 

Se quiser saber mais sobre esta coleção de fruteiras, clique aqui.

Para consultar o programa completo da Feira da Dieta Mediterrânica clique aqui.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros resultados do Observatório de Segurança Alimentar do Algarve vão ser apresentados

Os resultados da primeira fase do Observatório de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA) vão

Sul Informação

Coronel Paulo Varela Curro é novo comandante do Regimento de Infantaria nº 1

A cerimónia de tomada de posse do coronel de Infantaria Paulo Jorge Varela Curro,

Sul Informação

Câmara de Tavira, Centro Ciência Viva e Almargem constroem futuro do Pego do Inferno em conjunto

A Câmara de Tavira, o Centro Ciência Viva e a Associação Almargem estão disponíveis