Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim de Outubro «quente e muito seco», com subidas de temperatura já esta quinta-feira, 26 de Outubro, e sexta-feira, 27, para valores acima de 30 graus em grande parte do território. 

Associado a estes valores muito elevados da temperatura prevê-se, a partir do dia 27, sexta-feira, uma «intensificação do vento, predominando do quadrante leste, e valores muito baixos da humidade relativa do ar, abaixo de 20% na generalidade do território».

Esta condições meteorológicas, a par de uma situação de seca extrema ou severa e valores extremos de secura dos combustíveis florestais, «irão agravar significativamente o risco de propagação de incêndios florestais, prevendo-se um número elevado de concelhos nas classes de risco de incêndio elevado a máximo», diz o IPMA.

Esta situação meteorológica, explicada pela persistência de um anticiclone sobre o Centro e Sul do continente europeu, «não deverá ter alterações significativas pelo menos por mais uma semana», prevê o IPMA.

De acordo com o site Meteofontes, continuaremos «até ao final da semana com dias de céu pouco nublado, temperaturas a rondar os 28ºC/29ºC no Alentejo e Vale do Tejo, 25ºC no Algarve e 26ºC no litoral Norte».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Depois do Félix…aí vem a Gisele, com mais chuva, vento e agitação marítima

Depois de a Depressão Félix ter passado, estando agora para os lados das Ilhas

Sul Informação

Cinco barras do Algarve fechadas e uma condicionada por causa do temporal no mar

As barras marítimas de Lagos, Alvor, Albufeira, Tavira e Vila Real de Santo António

Sul Informação

Tempestade Félix chegou ao Algarve com ventos de 122 km/h

A Tempestade Félix chegou ao Algarve por volta das 18h00, trazendo uma forte linha