Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A proibição de pesca da sardinha não deverá chegar ao Algarve e ao Alentejo. Segundo declarou hoje a ministra do Mar Ana Paula Vitorino, apesar de ainda estarem em cima da mesa «vários cenários», o mais provável é que as zonas de “não pesca” desta espécie que venham a ser criadas sejam nas regiões Norte e Centro do País, deixando de fora a zona Sul.

As áreas em que será proibida a pesca desta espécie de peixe, em Portugal, serão decididas, segundo a governante, em articulação com as associações do setor das pescas e com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que fornecerá a informação científica que sustentará a decisão final, que terá em vista proteger as zonas de reprodução da sardinha.

Esta é uma das medidas que foi anunciada na sequência de um parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIES), divulgado na sexta-feira, 20 de Outubro, que pede que não se pesque sardinha em 2018, em Portugal.

Na sua reação ao parecer, o Governo prometeu «fixar limites de capturas diárias e mensais». Mas também admitiu implementar programas e medidas de proteção e apoio ao crescimento do stock, que vão passar pela delimitação de áreas “não pesca” para proteção dos juvenis – zonas onde a apanha é totalmente proibida.

Outras medidas passam por «reforçar as linhas de investigação, com um novo projeto centrado no conhecimento das variáveis ambientais, executar um projeto de repovoamento desenvolvido pelo IPMA e aumentar o período de defeso da sardinha».

O Governo acrescentou que irá manter «reuniões de trabalho com Espanha e, seguidamente, com a Comissão Europeia, estando já agendada a primeira reunião, para concertação sobre as novas medidas de gestão a adotar».

A possibilidade de criar zonas de “não pesca” no Norte e Centro do país foi avançada por Ana Paula Vitorino à margem da conferência o Valor dos Oceanos, que está a decorrer em Lisboa.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Garvetur quase duplica venda de casas em 2017 e tem aumento de 10% no volume de negócios

Um crescimento de 90 por cento nas vendas de propriedades, uma subida do volume

Sul Informação

Hotéis do Algarve com mais receitas mesmo mantendo dormidas em Janeiro de 2018

Os hotéis do Algarve registaram um aumento de 8,8% nas receitas, em Janeiro de

Sul Informação

Évora é única cidade do Alentejo no Top25 das melhores cidades, Mértola e Ourique sobem

Évora é única cidade do Alentejo no Top25 das melhores cidades para investir, visitar