Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Convento S. José, Lagoa

O V Encontro de Arquivos do Algarve realiza-se nos dias 26 e 27 de Maio, no Convento de São José, em Lagoa, com o tema “Preservar o Passado, Comunicar a Memória”.

«Reunindo profissionais das áreas da gestão da informação e todos os que lidam com ela, esta edição dos Encontros de Arquivos do Algarve é dedicada aos Arquivos Históricos e à sua importância na construção da memória coletiva», diz a Câmara de Lagoa.

A Rede Regional de Arquivos procura dar «a conhecer projetos e atividades no sentido de salvaguardar, proteger e disseminar arquivos históricos, numa altura em que se discute, cada vez mais, as problemáticas decorrentes da (co)existência de sistemas eletrónicos e analógicos de gestão de informação», acrescenta.

Num espaço de partilha de conhecimentos – aberto a todos os que se interessam pelo tema – serão debatidas questões como a preservação da informação (políticas e projetos de preservação), a investigação em arquivos (direcionada para investigadores frequentadores de arquivos e o seu papel como seus utilizadores), a comunicação em redes (redes de arquivos a nível ibérico e projetos desenvolvidos) ou a difusão da memória (plataformas de acesso).

A iniciativa contará com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros. Para consultar o programa clique aqui, onde também poderá fazer a sua inscrição até 19 de Maio.

sulinformacao

Também poderá gostar

DSC_3525 (Small)

Lagoa celebra Dia Internacional dos Arquivos com estratégias para preservar memória

O colóquio “Entre o tudo guardar e o nada perder – O papel dos

Átrio

“Conversas sobre o Dragão: histórias e mitos” são mote para palestra em Lagoa

A palestra “Conversas sobre o Dragão: histórias e mitos”, por Feliciano Flor, realiza-se no

Carlos do Carmo_homenagem_01|Carlos do Carmo_homenagem_04|Carlos do Carmo_homenagem_05|Carlos do Carmo_homenagem_03|Carlos do Carmo_homenagem_02

Auditório Municipal Carlos do Carmo em Lagoa: “Uma pequena homenagem a um grande homem”

  “Emocionou-me esta noite ouvir esta gente nova a cantar os meus fados. A