Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Crédito: Depositphotos

Os serviços de saúde do Algarve prepararam-se para o pico da gripe com um reforço dos recursos humanos e o alargamento do horário de atendimento nos Centros de Saúde «de Lagoa, de Monchique, de Portimão, de Silves, de Faro, de Olhão, de São Brás de Alportel, de Tavira e de Alcoutim».

«Todas as unidades de saúde da região, quer as urgências hospitalares do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), quer os Centros de Saúde, estão preparadas para, em caso de necessidade, responder de forma articulada a um eventual aumento da afluência de utentes aos seus serviços», assegurou Administração Regional de Saúde do Algarve.

Com estas medidas, a entidade responsável pelo Serviço Nacional de Saúde do Algarve conta «garantir a prestação de cuidados de saúde à população nos casos de doença aguda como gripe e infeções respiratórias».

Nos hospitais da região, foram colocados mais profissionais nas urgências. Além disso, já estão a ser utilizadas 20 das 40 camas acionadas no âmbito do plano de contingência da gripe.

Nos Centros de Saúde, a afluência tem vindo a ser monitorizada diariamente, «sendo que os horários dos Centros de Saúde, nomeadamente da Consulta Aberta (Consulta do Recurso do Dia), serão adaptados a um eventual aumento de número de utentes».

A ARS do Algarve revelou, ainda, que «foram já administradas gratuitamente na Região do Algarve um total de 37.273 de vacinas contra a gripe até final de Dezembro, o que, comparativamente com igual período do ano transato representa um acréscimo de 3400 pessoas vacinadas gratuitamente na região».

 

Centros de Saúde que estão a funcionar em horário alargado:

Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Barlavento

Centro de Saúde Lagoa – Consulta de Recurso do Dia – das 14h00 às 20h00, todos os dias (alargamento até às 22h00, quando e se necessário)

Centro de Saúde de Monchique – Consulta de Recurso do Dia – das 12h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira, sendo que aos fins de semana e feriados, é das 8h30 às 14h30

Centro de Saúde de Portimão – Consulta de Recurso do Dia – das 08h00 às 22h00, todos os dias

Centro de Saúde de Silves – Consulta de Recurso do Dia – das 08h00 às 20h00, todos os dias (alargamento até às 22h00, quando e se necessário)

ACeS Central:

Centro de Saúde de Faro – Consulta de Recurso do Dia – das 09h00 às 18h00, todos os dias do ano e no período das 18h00 – 20h00 para todos os utentes com episódios de doença aguda, independentemente do local onde se encontram inscritos

Centro de Saúde de Olhão – Consulta de Recurso do Dia – das 09h00 às 18h00, todos os dias do ano e no período das 18h00 – 20h00 para todos os utentes com episódios de doença aguda, independentemente do local onde se encontram inscritos

Centro de Saúde de São Brás de Alportel – Consulta de Recurso do Dia – das 09h00 às 15h00 aos fins de semana e feriados

ACeS Sotavento:

Centro de Saúde de Tavira – Serviço de Atendimento Complementar: das 09h00 às 17h00 Centro de Saúde de Alcoutim – Serviço de Atendimento Complementar: das 09h00 às 16h00 aos sábados

Serviço de Urgência – Centro Hospitalar Universitário do Algarve:

Serviço de Urgência CHUA Faro (todos os dias – 24 horas)
Serviço de Urgência CHUA Portimão (todos os dias – 24 horas)
Serviço de Urgência Básica (SUB) de Albufeira (todos os dias – 24 horas)
Serviço de Urgência Básica (SUB) de Loulé (todos os dias – 24 horas)
Serviço de Urgência Básica (SUB) de Lagos (todos os dias – 24 horas)
Serviço de Urgência Básica (SUB) de Vila Real de Santo António (todos os dias – 24 horas)

sulinformacao

Também poderá gostar

Unidade de Saúde Móvel

Unidade de Saúde Móvel de Alcoutim vai a Giões e ao Pereiro

Este serviço também irá percorrer as várias localidades do concelho de Alcoutim, prestando os
Hospital de Faro-Entrada-PS19

Sindicato acusa administração do CHUA de «roubar» anos de serviço aos enfermeiros

Em causa o alegado não cumprimento de compromissos que terão sido assumidos em Setembro
médico saúde enfermeiro

Olhão: Seminário discute “Saúde e Prevenção da Violência”

O I Seminário Regional “Saúde e Prevenção da Violência no Ciclo de Vida” decorre