Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Todo o concelho de Monchique vai passar a ter iluminação pública com tecnologia LED, de acordo com um protocolo assinado, esta segunda-feira, 15 de Janeiro, entre a Câmara Municipal e a EDP Distribuição. 

Este protocolo «visa a substituição de todos os tipos de iluminação, luminárias, lâmpadas e apoios a utilizar na iluminação pública do concelho, nas zonas urbanas, rurais e semiurbanas, jardins, parques públicos e zonas de lazer, por lâmpadas LED», explica a autarquia.

Com esta medida, o Município pretende «reduzir o consumo e os custos de energia, abrangendo as freguesias de Monchique, Marmelete e Alferce».

«O plano de substituição gradual de luminárias de iniciativa da EDP Distribuição iniciou-se em 2016, tendo sido substituídas até final de 2017, 324 luminárias das 3032 existentes. Este plano prosseguirá este ano e nos próximos, estando previsto substituírem-se mais 200 luminárias em 2018 e 350 em 2019. Espera-se, no final do próximo ano, a substituição de 874 luminárias de vapor de mercúrio e de vapor de sódio por luminárias da tecnologia LED, correspondendo a 29% do parque de luminárias do concelho de Monchique, sendo expectável que esta ação resulte na redução de consumo de eletricidade na ordem dos 15% face aos consumos pré-LED», revelou a Câmara.

Em algumas zonas do concelho, ainda estão a ser utilizadas lâmpadas de mercúrio e sódio, «situação que já não deveria acontecer e cuja substituição faz parte do compromisso também da EDP Distribuição com a própria entidade reguladora destes serviços e com a própria Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)».

Na assinatura do protocolo estiveram presentes Rui André, presidente da Câmara de Monchique, e Eugénio Sousa, engenheiro da EDP Distribuição.

Para Rui André «esta é também uma forma de contribuir para o reforço da qualidade de vida de todos os monchiquenses, aumentando o sentimento de segurança da população, bem como do contributo para o embelezamento do espaço público através de uma solução moderna, inovadora e que é, ao mesmo tempo, mais económica e amiga do ambiente».

«Além da redução da fatura energética, que é tão importante para quem tem orçamentos baixos, a tecnologia LED permite diminuir os custos de manutenção e assegurar uma longa vida útil das luminárias, reduz as emissões de CO2 e minimiza os desperdícios de luz», concluiu o edil.

Nota: A informação sobre a calendarização da obra foi corrigida às 16h00 de dia 18 de Janeiro, na sequência de uma correção enviada às redações pela Câmara de Monchique.

sulinformacao

Também poderá gostar

Monchique Serra Natal 2018

Um Pai Natal verde e muita diversão fazem de Monchique a “Serra Natal”

A proteção da floresta estará em foco naquele que será o primeiro grande evento
Câmara de Monchique_01

Monchique aprova orçamento de 22,3 milhões e vai ter «obras de grande envergadura» em 2019

Autarquia considera que este é um dos orçamentos mais importantes dos últimos anos
pedreira 2

Inspeção-Geral do Ambiente vai intervir no caso da pedreira de Monchique «caso se justifique»

Inspetor-geral do IGAMAOT garante que organismo vai analisar o auto que foi recebido