Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Foto de Ricardo Bernardo

O projeto “Choose Our Food”, da associação Odiana, termina a 31 de Janeiro e o balanço «é positivo». Ao fim destes dois anos, há uma melhor relação entre os produtores do Baixo Guadiana (Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António) e a hotelaria e restauração.

Para assinalar o fim deste “Choose Our Food”, nada melhor do que um jantar, confecionado pelo chef Américo António, inteiramente com produtos do Baixo Guadiana, e que juntou os produtores à mesa.

Pão caseiro de Odeleite, manteiga de alfarroba, queijo de cabra, mel, filetes de cavala, atum fumado e braseado ou cabrito foram algumas das (muitas) iguarias servidas, no domingo, 21 de Janeiro, no restaurante “O Infante”, em Altura (Castro Marim).

Valter Matias, da Odiana, esteve à frente do projeto ao longo destes dois anos. «Havia um afastamento muito grande entre os produtores e a hotelaria e a restauração. Nós conseguimos criar sinergias, fazer essa aproximação, e, por isso, o balanço é bom», disse, ao Sul Informação.

Mas nem sempre foi assim. «No início, os produtores estiveram um pouco reticentes. Foi difícil puxá-los, mas, à medida que o tempo foi passando, foram-se envolvendo. Aliás: perceberam que isto era uma mais valia», contou Valter Matias.

No total, o “Choose Our Food”, que teve financiamento do CRESC Algarve 2020, juntou 32 produtores, de mel, queijo, doçaria, frutas, sal e ervas aromáticas. No início de tudo, foi feito «um estudo de como estava o setor produtivo local».

«Analisámos as dificuldades e fizemos um inquérito junto da hotelaria e restauração para averiguar se tinham conhecimento dos produtos», explicou Valter Matias.

Depois, para promover o que de melhor há no Baixo Guadiana, foram feitas degustações em Mercados Municipais e um pequeno almoço no Hotel Praia Verde.

Além disto, a Odiana também fez um vídeo promocional e ainda há novidades na calha. Até ao fim deste mês de Janeiro, «vamos lançar um roteiro dos produtos locais e lançar uma aplicação, para smartphone, com georreferenciação dos produtores», adiantou Valter Matias.

A presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita é também, desde 2 de Janeiro, a nova presidente da associação Odiana e não faltou a este jantar de encerramento do “Choose Our Food”. «É bom entrar já com este trabalho feito. O Baixo Guadiana está na moda e temos de o defender», disse, em declarações, ao Sul Informação. 

É que todos estes produtos também são turismo. «Cada vez mais, o que vendemos é turismo: mas tem de ser algo diferente e diferenciador», acrescentou.

Aliás, o balanço do projeto, em termos turísticos, também é bom.  «O turista procura experiências e saborear o que é da região. A qualidade está acima de tudo e há quem pague para ter essa qualidade», explicou Valter Matias ao nosso jornal.

Valter Matias e Conceição Cabrita

Por tudo isto, Conceição Cabrita e Valter Matias partilham a mesma opinião: o “Choose Our Food” é para continuar. «Estamos a aguardar que haja novas candidaturas ao fundos comunitários para dar continuidade ao projeto. Já há aqui um trabalho que não pode parar», concluiu o responsável.

Prova disso é o facto de, no fim deste jantar, ter sido assinada uma carta de intenções, com selo de 30 entidades e empresas.

O objetivo é ajudar na promoção dos produtos agroalimentares associados àquele território do Baixo Guadiana, comprometendo-se a reforçar sinergias entre setor agroalimentar e turístico.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação e Ricardo Bernardo | Associação Odiana

Ementa do jantar:

– Filetes de cavala e atum fumado (Loja do Mar, em Vila Real de Santo António)

– Chouriço e presunto, produzido no Zambujal (Alcoutim)

– Pão caseiro de Odeleite, queijo de cabra (ANCCRAL – Associação de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia), mel (vários produtores) e manteiga de alfarroba (Quinta da Fornalha, em Castro Marim)

– Trouxa de robalo à florentina enriquecida com camarão selvagem e chaud-froid verde (Atlantik Fish).

– Tradicional cabrito algarvio (ANCCRAL) assado no forno de lenha, acompanhado com arroz de maranho aromatizado com hortelã, flor de carqueja, e telha crocante a condizer em harmonia com citrinos algarvios.

– Tortas de amêndoa, laranja e alfarroba e trufas de figo, chocolate e amêndoa.

 

Vídeo Promocional do “Choose Our Food”:

sulinformacao

Também poderá gostar

Câmara de Portimão_01|Estado de Direito e prevenção da corrupção 5|Índice de Qualidade da Governação Local 6|Acesso e regulação do mercado 4|Eficácia governamental 3|Estabilidade política 2|poder local 1|qualidade da governação local

Portimão é o concelho mais «fraco» do Algarve na governação local

Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos avaliou Qualidade da Governação Local
Alcoutim|30ª cimeira luso-espanhola

Alcoutim transforma antigo edifício dos CTT em prédio para habitação

Autarquia também vai avançar com loteamento na aldeia de Martim Longo
Presépio gigante de Vila Real de Santo António (1)

Presépio gigante de VRSA é «o maior do Algarve»

Presépio vai poder ser visitado até 6 de Janeiro, no Centro Cultural António Aleixo