Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O projeto “O Museu vai à Escola” está a mostrar a história do concelho de Olhão e o património existente no concelho às crianças do ensino pré-escolar.

Esta iniciativa a do Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, visa, «de forma lúdica, sensibilizar os mais pequenos, desde a mais tenra idade, para a importância do Museu e para o património edificado do concelho», segundo a Câmara de Olhão.

Na primeira fase do projeto, que terminou na sexta-feira, as crianças ficaram a conhecer o João, «um menino que, em sonhos, viaja no tempo até aos primórdios do povoado olhanense».

Ao ouvir esta história, «as crianças ficam a conhecer a génese da cidade e são convidadas a refletir como viviam os primeiros pescadores que se instalaram em Olhão e identificar as diferenças entre o que seria a cidade à época e o quão diferente ela é nos dias de hoje».

Os alunos do pré-escolar das escolas públicas de Olhão foram, de seguida, desafiados «a colorir uma das cabanas originais de Olhão, cobertas de junco e construídas sobre a areia da praia», usando a sua imaginação e o conhecimento que acabaram de adquirir.

A partir de quarta-feira, dia 31 de Janeiro, e até dia 23 de Fevereiro, o projeto entra na sua segunda fase, em que as crianças são chamadas a «elaborar trabalhos de desenho, pintura, colagem, gravura, ou outras técnicas, sobre um monumento ou edifício de valor histórico ou patrimonial do concelho».

Estes trabalhos serão, posteriormente, mostrados no Museu de Olhão e numa exposição itinerante pelas escolas do concelho.

sulinformacao

Também poderá gostar

Escola Secundária de Silves_1

Escola Secundária de Silves procura fotografias para a exposição comemorativa do seu centenário

Quem tiver imagens antigas do estabelecimento de ensino pode cedê-las para a exposição
câmara municipal olhão anamadeira

Olhão aprova orçamento de 32 milhões de euros para 2019

Educação e habitação são prioridades do orçamento de Olhão
Câmara de Portimão_01|Estado de Direito e prevenção da corrupção 5|Índice de Qualidade da Governação Local 6|Acesso e regulação do mercado 4|Eficácia governamental 3|Estabilidade política 2|poder local 1|qualidade da governação local

Portimão é o concelho mais «fraco» do Algarve na governação local

Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos avaliou Qualidade da Governação Local