A exposição “Viagem Interior – Desertificação e Despovoamento no Algarve”, da fotógrafa Telma Veríssimo, já pode ser visitada na Casa do Sal, em Castro Marim.
Esta mostra foi construída a partir do documentário fotográfico realizado pela fotógrafa entre 2016 e 2017.
Com casa cheia, a inauguração, no passado dia 2 de Fevereiro, contou com a presença de artesãos a trabalhar ao vivo, «numa representação da autenticidade e caráter do interior, mas também como forma de chamar a atenção para a preservação deste legado imaterial do nosso património», diz a Câmara de Castro Marim.
«Os trabalhos reunidos aludem aos impactos das alterações climatéricas na fauna e na flora da serra algarvia. A subida da temperatura, as ondas de calor e as secas provocaram alterações nos solos e a biodiversidade fragilizou-se».
«A população, que outrora conseguia viver da agricultura, fugiu para o litoral, à procura de melhores condições de subsistência, e hoje o envelhecimento da população é um dos retratos mais veementes do interior, aliado à perda das tradições, um dos pilares da identidade destas comunidades».
Telma Veríssimo é fotógrafa profissional desde 1993 e até 2006 colaborou regularmente com publicações regionais e nacionais tais como Público, Diário de Notícias, revista Casas de Portugal, Jornal do Algarve e Barlavento.
A exposição “Viagem Interior – Desertificação e Despovoamento no Algarve” poderá ser visitada até ao final do mês de Março, todos os dias, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00.
Esta iniciativa conta com o alto patrocínio da Assembleia da República e os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, 365Algarve, Turismo de Portugal, Águas do Algarve, Câmara Municipal de Castro Marim, associação Odiana e marca Natural.PT.