Laura Dias, co-criadora do projeto “Dias de Aromas” e Carlos Fernandes, co-fundador da “Casa Modesta”, são os empreendeores convidados da Beta Talk de Fevereiro, mascara para o próximo dia 16, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.
«Os dois empreendedores convidados irão dar o mote para uma conversa inspiradora, onde onde o passado se cruza com o futuro, pois graças ao seu espírito empreendedor deram vida a antigas propriedades de família e geraram novas vidas, sem nunca esquecerem o lado sustentável e o valor daquilo que é nosso», adianta a Câmara de Portimão.
Laura Dias é licenciada em Gestão de Empresas e começou o seu percurso profissional na banca, em 2001, primeiro ao serviço do Santander e, depois, no Banco Barclays, como consultora de negócios.
Em 2013, «fez uma viragem na sua vida, deixou a banca, agarrou numa propriedade dos avós do marido, no alto de uma serra entre São Brás de Alportel e Faro e regressou às origens, dedicando-se à agricultura».
Foi assim que nasceu o “Dias de Aromas”, um projeto de produção de plantas aromáticas biológicas que junta agricultura e turismo. Além da da produção e comercialização das plantas, sob a marca “Dias de Aromas”, proporcionam aos turistas que os visitam experiências aromáticas.
Segundo a Câmara de Portimão, «os primeiros anos foram de adaptação a esta nova vida e tiveram algumas dificuldades em encontrar o seu espaço no mercado», mas «venceram pela diferenciação dos produtos e pela forma como os comercializam».
Hoje, quatro anos depois, os seus produtos frescos chegam à restauração e a grandes superfícies, e os secos, em condimentos e infusões, podem ser encontrados tanto em lojas gourmet, como nas grandes superfícies, «continuando a proporcionar experiencias aos turistas, de diversas nacionalidades, com visitas à sua quinta».
Laura ocupa-se de diversas áreas: desde à plantação, prospeção de mercado, departamento comercial, gestão de pessoal e gestão financeira. «Sente-se uma pessoa mais completa, com dedicação e entusiasmo nas suas diferentes tarefas do dia a dia», diz a autarquia.
Já Carlos Fernandes é natural de Olhão, frequentou o curso de Engenharia Aeronáutica na Universidade da Beira Interior e o curso de piloto de linhas aéreas, em Tires. Em 2002, começou a trabalhar na TV Cabo (NOS), em Lisboa, tendo exercido várias funções de apoio ao cliente e de auditoria e investigação, com o objetivo de prevenção e deteção de situações de fraude.
No entanto, em 2010, juntamente com a sua irmã, agarrou o sonho e a vontade de reabilitar a casa dos avós onde ambos cresceram, para reavivar as memórias que tinham do local em homenagem ao seu Avô Modesto.
Em 2013, Carlos tirou um curso técnico de turismo rural e ambiental e, em 2015, o sonho tornou-se realidade e nasceu a Casa Modesta.
O projeto é recente, «mas já chamou a atenção dos media e de diversas entidades pela sua originalidade e arquitetura», tendo sido eleito pelo New York Times, um dos oito melhores hotéis familiares da Europa. Já o “Condé Nast Johansens” elegeu o espaço como um dos seus locais de excelência para 2017 e como o melhor hotel ambiental da Europa. O projeto de arquitetura da Casa Modesta, desenvolvido pelo atelier Par, foi ainda distinguido com o prémio Architizer A+Awards na categoria de hotéis e resorts.
Mais do que um evento com data e hora marcada (sempre a 16 de cada mês, ao final da tarde), «a Beta Talk de Portimão tornou-se, desde Julho de 2012, num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador, promovendo no ambiente informal e descontraído do Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão os contactos e a partilha de experiências», explica a Câmara de Portimão.
A entrada, como é habitual na Beta Talk Portimão, é livre mas sujeita a inscrição prévia aqui . Já o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.
A Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica, da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.