A Câmara de Loulé vai disponibilizar uma verba de cerca de 678 mil euros destinada a apoiar 29 associações desportivas.
Os contratos-programa para desenvolvimento desportivo foram celebrados esta terça-feira, 17 de Abril.
Depois de aprovadas 29 candidaturas de entre 31 (três das coletividades não apresentaram a devida documentação), são abrangidos por estes contratos um total de 3850 atletas e 155 treinadores.
Segundo a Câmara de Loulé, «foram seguidos critérios para a atribuição dos montantes, nomeadamente o número de atletas que o clube mobiliza, o número de atletas federados do concelho que integra e o nível competitivo da prática desportiva (local, regional, nacional ou até internacional)».
Uma das novidades deste ano nestes contratos-programa é a criação de vagas sociais no clube para participação em atividades federadas. Ou seja, a autarquia lança o repto aos clubes para que disponibilizem duas vagas por modalidade, com frequência gratuita, para crianças ou jovens oriundos de agregados familiares desfavorecidos, referenciados pela Divisão de Coesão Social e Saúde da Câmara Municipal.
Esta iniciativa visa estimular a população mais jovem para a prática desportiva, apoiando aqueles com menos recursos financeiros.
Para Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, «este é mais um passo para a promoção do desporto informal no nosso concelho, uma aposta para incutir nos mais novos hábitos de vida saudáveis e também uma ocupação dos tempos livres que os afaste de caminhos desviantes».
Apesar dos 29 clubes que celebraram estes contratos gerirem 73 viaturas e não obstante a cedência de viaturas do Município, o transporte dos atletas continua a ser uma das maiores dificuldades para os clubes. Nesse sentido, a à semelhança de anos anteriores, o executivo vai lançar uma iniciativa que visa a comparticipação de 75% até ao máximo de 25 mil euros para a aquisição de carrinhas de transporte de passageiros.
«Num concelho com um forte dinamismo desportivo graças a um trabalho meritório sobretudo das pessoas que integram os clubes e associações, a Câmara Municipal de Loulé não pode deixar de apoiar este movimento e de fazer tudo o que for possível para que este continue a ser um concelho cada vez mais ativo», diz Vítor Aleixo.
Os clubes que assinaram estes contratos-programa foram Academia Marcial de Loulé, Algarve Trail Running, Associação Cultural de Salir, Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, Associação Desportiva do Clube de Ténis de Quarteira, Associação Dinamika, Casa da Cultura de Loulé, Centro Desportivo de Quarteira, Clube Basket Quarteira Tubarões, Clube BMX Asas da Cidade, Clube de Tiro de Loulé, Clube Desportivo Boliqueime, Clube Desportivo CHECUL, Clube Desportivo Recreativo Quarteirense, Clube Hípico de Loulé, Clube Internacional da Marina de Vilamoura, Clube Petanca “Escola de Loulé”, Clube Ténis de Loulé, Ginástica Clube de Loulé, Grupo Desportivo Ameixialense, Grupo Desportivo das Barreiras Brancas, Internacional Clube de Almancil, Juventude Sport Campinense, Louletano Desportos Clube, Motoclube de Loulé, Quarteira Sport Clube, Rugby Clube de Loulé, Sport Clube Escanchinas de Almancil e União Shitoryu Portugal.