Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Créditos: Depositphotos

Nelson de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, esteve esta quinta-feira, 3 de Maio, em Faro, para conhecer «mais sobre a visão e o projeto» do Polo Tecnológico do Algarve. 

O governante fez uma visita de trabalho à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, onde apreciou a execução do CRESC Algarve 2020 e conheceu os primeiros resultados da discussão da Estratégia Regional para o pós-2020.

De seguida, a comitiva deslocou-se, então, ao Campus da Penha da Universidade do Algarve (UAlg) para conhecer mais sobre a visão e o projeto do Polo Tecnológico do Algarve, que deverá ser instalado em espaços que serão requalificados para o efeito, nos dois campi de Faro da academia.

Após a receção por Paulo Águas, reitor da UAlg, o governante assistiu às apresentações de Miguel Fernandes, do Algarve Tech Hub, Hugo Barros, diretor do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg, e dos Municípios de Faro e de Loulé.

Nelson de Souza manifestou «o seu apoio a esta iniciativa de cooperação entre os setores público, empresarial e académico».

«O conceito de ecossistema, de cluster, de rede, de cooperação é a única forma dos territórios ganharem competitividade», afirmou o governante, após o encontro que envolveu os principais stakeholders do projeto, referindo que conhece «os fundos há mais de 30 anos, conheço o trabalho e a mentalidade dos nossos empresários. A criação deste Polo Tecnológico será possível com o apoio de Fundos da União Europeia e a vontade das empresas se organizarem em primeiro lugar».

«A cooperação entre parceiros, o consenso e o envolvimento de todos os atores é fundamental. O trabalho em rede é crucial. É a rede quem nos salva nos momentos mais críticos da nossa vida profissional e pessoal» concluiu Nelson de Sousa.

Por sua vez, Francisco Serra, presidente da CCDR, afirmou que «a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Autoridade de Gestão do CRESC Algarve 2020 têm a máquina preparada para fazer sair o aviso nas próximas semanas, para que a Universidade do Algarve se possa candidatar».

sulinformacao

Também poderá gostar

câmara municipal olhão anamadeira

Olhão quer assumir já em 2019 todas as competências descentralizadas pelo Governo

Presidente da Câmara de Olhão considera «positiva» a transferência de competências do Estado Central
CTT

Vaga de encerramento de balcões do CTT «varre o Algarve»

Decisão dos CTT «não serve os interesses das populações do Algarve»
cafe_europa_a3

Direitos Humanos são tema do próximo Café Europa

Iniciativa insere-se na programação do "XmasXchange2018"