Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A investigação que é feita nas universidades também pode ser dada a conhecer com «uma linguagem acessível e atrativa para a comunidade». Esta foi a premissa de mais um ciclo de palestras do Doutoramento em Psicologia da Universidade do Algarve, que trouxe para fora da UAlg o trabalho que é feito pelos investigadores da instituição, nesta área.

A 5ª edição deste ciclo terminou esta quarta-feira, com a palestra “Perceção de riscos costeiros na Praia de Faro”, proferida Rita Domingues. Esta, como as demais sessões, decorreu na Biblioteca Municipal de Faro e foi aberta a toda a população.

Mais do que um momento de partilha inter pares, as palestras do Doutoramento em Psicologia da UAlg são uma forma deste departamento da universidade algarvia se ligar à comunidade em que está inserida.

Como ilustrou Saúl Neves de Jesus, vice-reitor da Universidade do Algarve e diretor do Doutoramento em Psicologia, estas sessões permitem que «os alunos que se encontram no nível mais elevado de formação académica sejam capazes, não só de produzir investigação de alto nível científico e partilhar os resultados obtidos em revistas da especialidade e em congressos internacionais, mas também de comunicar as principais implicações práticas da sua investigação, com uma linguagem acessível e atrativa para a comunidade».

Isto leva o responsável por este doutoramento a considerar que esta é «uma iniciativa inovadora de entre os doutoramentos existentes no país», no âmbito da qual já foram «proferidas mais de 20 palestras em cinco anos letivos».

Saúl de Jesus salienta também «a importância da relação com as entidades envolvidas nestas iniciativas, bem como o papel da Psicologia na UAlg, desde há cerca de 20 anos, com contributos importantes ao nível da extensão académica, da formação e da investigação, em particular no curso de doutoramento em Psicologia, o único desta área científica acreditado pela A3ES no sul do país».

Segundo a UAlg, «o caráter inovador» deste ciclo de palestras realizado fora da Academia, «irá ser transposto para outros cursos de doutoramento, no próximo ano letivo», através de uma iniciativa intitulada “Doutoramentos da UAlg, Inovação Pedagógica e Cultura Científica: Visão Prática”, naquela que será «uma estratégia de aproximação à comunidade e de valorização pública do conhecimento científico produzido na UAlg».

sulinformacao

Também poderá gostar

UAlg-Gambelas-PS-1

Livros, histórias, congressos e palestras ajudam Universidade do Algarve a comemorar 40 anos

No total serão «mais de 100 iniciativas ou eventos»
Faro Positivo-Escola EB1 de Pontes de Marchil-Rogério Bacalhau-PS17

Ambifaro sem parquímetros pode fechar portas

Rogério Bacalhau pede solução alternativa para evitar o encerramento da Ambifaro, caso gestão dos
Cervejaria Aliança (17)

Tertúlia Farense começa 2019 com “lição” sobre Património dada por Horta Correia no Aliança

Primeira Tertúlia Farense vai ter lugar no Café Aliança