Os italianos estão a descobrir Portugal e podem voar, desde esta sexta-feira, diretamente entre o Aeroporto de Milão/Malpensa e o Aeroporto de Faro, depois de ter sido inaugurada esta nova rota da EasyJet. Portugal «está na moda» em Itália e a companhia aérea aposta forte neste mercado, sendo que, a partir de Julho, também irá ligar Faro a Nápoles.
A Itália é «a grande aposta da EasyJet este ano aqui em Faro» e segundo José Lopes, diretor da companhia em Portugal, foi uma aposta ganha. «A procura está a ser bastante boa. Neste voo tivemos, à chegada, 154 passageiros e 104 na partida. São taxas de ocupação muito boas para um primeiro voo. Isto está a mostrar que havia uma procura não só no sentido Itália – Portugal, que é o sentido mais forte, mas também no sentido inverso. Houve uma reação automática da comunidade italiana residente no Algarve e dos portugueses que querem conhecer a Itália ao encherem praticamente o voo de saída», adianta.
A rota Milão/Malpensa-Faro, inaugurada hoje, tem duas operações semanais, segunda e sexta-feira, já a ligação Faro-Nápoles, que será inaugurada no dia 24 de Julho, terá três voos semanais, às terças, quintas e sábados. Eventuais alterações, no futuro, vão depender do desempenho das rotas.
Um desempenho que, segundo Francesco Berrettini, cônsul honorário da Itália no Algarve, tem tudo para ser positivo. «Há um aumento de italianos a visitar Portugal e o Algarve. Os italianos ficam muito surpreendidos com a beleza da paisagem e com a forma como são recebidos. Vêm, experimentam a comida, que não conheciam, e ficam apaixonados. Vão passeando, vão descobrindo novas coisas, que nunca foram faladas na Itália e, no fim, quando fazem o balanço, descobrem um país maravilhoso. Está a criar-se um grupo de italianos que está a vir cá pela beleza, cultura, gastronomia e porque gostam do país».
Segundo o empresário italiano, «Portugal está a ser mais conhecido em Itália. Entrou nos programas de televisão principais com um programa dedicado ao Turismo e ao território e está a entrar na moda. Muitas pessoas estão a vir, porque viram na televisão alguma coisa».
A abertura destas rotas diretas, segundo Francesco Berrettini, «ajuda muito o fluxo turístico no Algarve quer para os italianos que vêm de férias, mas também para aqueles que estão cá».
E o número de italianos a viver no Algarve tem aumentado, e muito, nos últimos anos. Segundo o cônsul honorário, «o consulado no Algarve é significativamente mais procurado do que há quatro ou cinco anos».
Os reformados foram os primeiros a descobrir o Algarve, mas agora «há um mix. Há também filhos e netos e a comunidade está a aumentar a diferenciação demográfica. Também viajam por motivos económicos, para instalarem os seus negócios. Há atividade na restauração, há médicos e também há aposta noutros setores como o turismo», conclui.
Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto de Faro, também realça a relevância desta nova operação que «porque reforça a ligação a um mercado em crescimento criando novas ligações e mais conetividade». O responsável felicitou ainda a companhia aérea pelo esforço «na diversificação da oferta de e para o Aeroporto de Faro».
Quem chegou no voo inaugural de Milão/Malpensa terá ficado agradado com a receção ao Algarve. Houve música, foram distribuídas flores, e brindes como chapéus e óculos de sol. Quem partiu também teve motivos para ficar com saudades, uma vez que houve bolo e um beberete durante a espera para o embarque.
Veja na fotogaleria como foi comemorado o voo inaugural entre Milão/Malpensa e Faro:
Fotos: Gonçalo Dourado|Sul Informação