A temperatura máxima irá continuar a subir gradualmente até segunda-feira, dia 9, aproximando-se dos valores habituais para a época do ano, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Este sábado e domingo, a temperatura máxima deverá atingir valores entre 30 e 35°C na região Sul e em algumas zonas do interior Norte e Centro e entre 23 e 30°C no resto do território. A temperatura mínima irá variar entre 12 e 20°C.
A segunda-feira será «o dia mais quente deste período», com a temperatura máxima a atingir valores entre 33 e 38°C na generalidade do território, com os valores mais elevados no interior, apresentando o litoral Norte e Centro valores entre 24 e 31°C.
Este período será acompanhado, no entanto, com nebulosidade durante a noite e manhã nas regiões do litoral oeste e instabilidade durante a tarde nas regiões do interior Norte e Centro.
Na terça-feira, dia 10, com a influência de ar marítimo, prevê-se uma descida dos valores da temperatura máxima, que, em alguns locais do Norte e Centro, poderá ser de 7°C. Assim, as regiões do interior e alguns locais do litoral Sul registarão valores de temperatura máxima entre 30 e 35°C.
Para este sábado, o IPMA prevê, assim, condições para aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro durante a tarde.
Haverá ainda céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Norte e Centro, até meio da manhã, e no interior Norte e Centro, durante a tarde.
Há ainda condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior das regiões Norte e Centro durante a tarde, em especial nas zonas montanhosas.
O vento será em geral fraco predominando de noroeste, soprando moderado (até 30 km/h) no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, em especial a partir da tarde.
Poderá ocorrer neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
Mas haverá uma pequena subida da temperatura máxima, em especial na região Sul.