Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Baixa Street Fest começa já esta sexta-feira, 13 de Julho, e até, 24 de Agosto, está de volta a Faro, sempre às sextas-feiras, para promover a cultura, as artes e o comércio local. 

Associações de comerciantes e empresários cooperaram com a Câmara de Faro para colocar, novamente de pé, o programa de animação noturna da baixa farense

Tal como nos anos anteriores, a iniciativa decorre entre as 21h00 e as 24h00 com um programa itinerante que inclui vários tipos de atuações desde arruadas, concertos, teatro, novo circo a espetáculos de luz e som. O envolvimento do comércio é um dos traços distintivos do evento, com os estabelecimentos aderentes a proporcionarem descontos e horário de funcionamento alargado até às 24h00.

Para Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, «a intenção é reforçar o estímulo ao comércio local, com um programa de animação ainda mais dinâmico, itinerante e com os melhores street performers nacionais e, este ano, internacionais. No fundo estamos a dar sequência ao trabalho que temos efetuado até aqui e que pensamos que tem ajudado a atrair um número cada vez maior de visitantes e turistas».

«Por outro lado, o Baixa Street Fest contempla também uma dimensão de redescoberta pelos farenses da sua Baixa e das singularidades mais tradicionais da nossa cidade. Isso é bom para a valorização do território e para fazer crescer o sentimento de pertença e orgulho de quem cá vive», acrescenta.

Estas serão «noites de muita animação e onde se espera o regresso das multidões que todos os anos têm feito reviver o espírito antigo desta tão prestigiada baixa histórica algarvia», diz, por sua vez, a Câmara de Faro.

Na primeira noite de Baixa Street Fest, o espetáculo “Euphoria 1” invadirá o Jardim Manuel Bivar e envolverá o público numa experiência diretamente ligado ao mar e ao Algarve.

Este espetáculo, uma criação de Mauro Amaral com cenografia de Ricardo Viegas, Maria Bagarrão e Bruno Palmeira, tem início marcado por volta das 21h00 e faz parte de um projeto de maior dimensão intitulado “Aquatropia” que será apresentado a 7 de Setembro, em Faro, nas celebrações do Dia da Cidade.

“Euphoria 1” é uma «iniciativa arrojada e uma experiência inspiradora, que promove a arte nas suas mais diferentes formas, juntando música ao vivo, teatro, cenografia e caracterização num só espetáculo», diz a organização.

«Esta tem como elemento principal a água, o elemento que, mais do que qualquer outro, define grande parte do ser português. Banhando o Algarve, a água representa a grande diversidade biológica, geológica e cultural da região. O mar determinou toda uma cultura, toda uma história na região e essa é a história que Euphoria 1 nos vem retratar».

Para a realização deste espetáculo pluridisciplinar uniu-se uma equipa de mais de 30 artistas locais incluindo atores do grupo te-Atrito e animadores do grupo Maxim´Us. A performance, que vive muito da música, conta ainda com a participação de músicos como Ricardo Coelho, João Melro, Paulo Franco, Ivo Martins, Luís Lourenço, Cátia Alhandra e Nelson Conceição que juntos criarão um ambiente contagiante em que envolverá o público e os artistas.

“Euphoria 1” e “Aquatropia” são dois eventos produzidos pela Estrafega Produções que, segundo Nuno Filhó, diretor executivo, aposta no ano zero desta iniciativa com o desejo de se afirmar como um espetáculo de realização anual que celebrará a comunhão entre a cidade de Faro, o Algarve e a Ria Formosa.

Além disso, esta produção pretende servir de alicerce para, ao longo dos próximos tempos, explorar outras vertentes como por exemplo residências criativas, formações artísticas e atividades inclusivas.

Adicione este evento ao seu calendário

sulinformacao

Também poderá gostar

3 Pianos|Armando Mota

Burmester toca Mozart e Beethoven num «espetáculo imperdível» em Faro

"Concerto Coral Sinfónico" do 3º Festival de Piano do Algarve juntará 125 músicos no
Promenade11FEV

Ciclo de concertos Promenade arranca com «viagem pelo mundo da ópera»

O Sul Informação vai oferecer bilhetes para o primeiro concerto
Grafonola Voadora & Napoleão Mira 11(1)

Grafonola Voadora & Napoleão Mira vão ao Ginásio

Projeto junta o músico Luís Galrito, o artista visual João Espada, o guitarrista Ricardo