O Portimonense venceu o FC Porto por 2-1, num jogo de pré-época disputado esta terça-feira, 17 de Julho, em Portimão. Um final de primeira parte de sonho valeu vitória perante os campeões nacionais de futebol.
Num primeiro tempo equilibrado, foi o FC Porto quem criou perigo logo aos 7 minutos. Soares, após passe de Brahimi, rematou à baliza, mas Ricardo Ferreira fez uma grande defesa.
O avançado do FC Porto voltou a ter uma oportunidade soberana de golo, aos 22, mas atirou ao lado. Os algarvios, que apresentaram um onze próximo daquele que deverá ser o titular na I Liga, também iam conseguindo chegar com perigo à baliza dos campeões nacionais e puderam festejar já próximo do intervalo.
Tabata recebeu uma bola vinda de Ricardo Ferreira e passou para o veterano Pires. O avançado do Portimonense rematou de trivela, inaugurando o marcador. Estavam jogados 42 minutos.
O golo deu ânimo à equipa algarvia que, ainda antes do intervalo, voltou a fazer balançar as redes de Casillas. Desta vez foi Pires a assistir Tabata que desviou para o golo. Apesar de ser um jogo de pré-época, a surpresa ia acontecendo em Portimão.
Como é hábito nestes jogos de preparação, os treinadores fizeram várias mudanças ao intervalo. Folha lançou Felipe e Wellington, fazendo sair Tabata e Marcel. No FC Porto saíram Chidozie, Otávio, Marega e Soares, entrando Diogo Leite, Hernâni, Aboubakar, Brahimi, Waris e André Pereira, jogador que teve o 2-1 nos pés.
Aos 51, o jovem avançado português rematou ao poste. Com as alterações, o jogo perdeu a intensidade da primeira parte, mas o FC Porto voltou a ter boa oportunidade de golo, aos 76 minutos. Hernâni apanhou a bola a saltar à entrada da área, rematou com força, mas Leo fez uma grande defesa.
Não marcou Hernâni, marcou André Pereira, aos 82. Oleg cruzou perto da linha de fundo para o avançado português que, na pequena área, só teve de encostar para o 2-1.
O golo fez acreditar o FC Porto, com o Portimonense a ter de sofrer nos últimos minutos para segurar a vantagem. Aos 88, Adrian Lopez teve tudo para fazer o empate, mas, no frente a frente com Leo, atirou contra o guarda-redes do Portimonense.
A equipa algarvia conseguiu mesmo manter o 2-1 e sai deste jogo de preparação, já ao leme do novo treinador António Folha, com uma vitória moralizadora para o que aí vem nesta época.
Fotos: Nelson Inácio | Sul Informação