Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara de Lagoa vai alargar o projeto “Brincar com as Palavras” aos alunos do 1º ano do Ensino Básico, na sequência dos «resultados positivos» obtidos pelas crianças do pré-escolar do concelho que participaram nesta iniciativa.

Este projeto educativo foi lançado em 2017 e foi, inicialmente, dirigido a crianças com 5 anos dos jardins-de-infância do concelho. O seu objetivo foi o de promover as competências pré-leitoras dos mais pequenos.

Em 2018/19, a iniciativa vai chegar às escolas do 1º ciclo e envolver, «para além das crianças e educadores, as famílias – agentes fundamentais para o sucesso escolar dos alunos -, através da criação e implementação de um programa de literacia familiar».

Ao longo do último ano letivo, uma equipa com técnicos das áreas da Psicologia e da Terapia da Fala desenvolveram, semanalmente, sessões de literacia emergente com as crianças, «com o intuito de melhorar o desenvolvimento das capacidades que facilitam a aquisição da leitura e da escrita, motivar para a aprendizagem e contribuir positivamente para o seu desempenho escolar».

Os professores também foram diretamente envolvidos neste projeto, «tendo a equipa promovido oficinas de formação acreditadas no âmbito da literacia emergente».

Uma análise ao impacto do projeto nas competências de literacia emergente nas crianças, «tais como linguagem oral, consciência fonológica e concetualizações sobre a linguagem escrita, verificaram-se melhorias em todas as competências avaliadas, tendo os resultados mais significativos sido registados ao nível da consciência fonológica com uma melhoria de 60% nos valores apresentados pelo grupo total das crianças do concelho».

sulinformacao

Também poderá gostar

ERASMUS+ olhão

Erasmus+ levou alunas e professoras de Olhão à República Checa

Próxima viagem será até à Lituânia
Sismógrafo_Sismo

Exposições e palestras recordam sismo de 1969 na Escola Júlio Dantas de Lagos

Do programa faz parte uma exposição fotográfica sobre os efeitos deste sismo, que causou
Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (2)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (1)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (3)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (4)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (5)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (6)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (7)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (8)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (9)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (10)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (11)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (12)

Até de Almada e Barreiro vieram alunos para o Dia Aberto da UAlg

Foram cerca de 3 mil os que aderiram ao Dia Aberto da UAlg, a