Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Primeiro o setor público e só depois o privado. Esta é uma das premissas defendidas pelos 88 subscritores de um manifesto por um Serviço Nacional de Saúde com o devido financiamento, de qualidade e preparado para o futuro, entre os quais se contam os médicos algarvios Rui Lourenço, antigo presidente da ARS do Algarve, João Goulão e Álvaro Pereira, dois dos pioneiros na reabilitação de toxicodependentes, em Portugal.

Para os subscritores do manifesto que foi apresentado esta quinta-feira, assinado por notáveis de diferentes setores, «a nova Lei de Bases da Saúde deve reafirmar o SNS como a principal referencia do sistema de saúde português, consagrado na Constituição da República Portuguesa, e estabelecer claramente os princípios que regem o bom desempenho deste sistema».

«É preciso dizer claramente que o financiamento público deve privilegiar, primeiramente, o SNS e secundariamente, de forma justificada, objetiva e transparente face às necessidades do sistema de saúde como um todo, o sector social e o privado com fins lucrativos», lê-se.

Caso isso não aconteça, estaremos perante «um mercado aberto, em que que público e privado concorrem, em iguais circunstâncias, ao financiamento público da saúde, como se fossem da mesma natureza, sem qualquer especificidade particular», algo que os subscritores do manifesto não aceitam.

O documento também chama a atenção para «as falsas taxas moderadoras», ou seja «aquelas que não dependem da vontade do utilizador (são efetivamente copagamentos)», que «não devem continuar a ser toleradas».

Caso não se lancem «as bases do SNS do Século 21», restará a atual «degradação» do sistema público de saúde, que se tornará «definitiva», concluem.

Além dos três médicos algarvios, o manifesto é assinado por personalidades como a antiga ministra da Saúde Ana Jorge e o seu secretário de Estado Manuel Pizarro, o patologista e professor Manuel Sobrinho Simões, o economista Ricardo Paes Mamede e o e o ex-presidente do Infarmed Aranda da Silva, entre outras.

sulinformacao

Também poderá gostar

manuel heitor ministro da educação

Ministro inaugura Unidade de Educação Médica da Universidade do Algarve

Manuel Heitor também vai participar nas Jornadas de Educação Médica
primage_36258|II Encontro de Saúde _ Educação-114|II Encontro de Saúde _ Educação-021|II Encontro de Saúde _ Educação-004

Encontro de Saúde e Educação fez “Uma viagem à Primeira Infância” na Universidade do Algarve

O III Encontro de Saúde & Educação já está marcado para dia 15 de
hands holding pink breast cancer awareness ribbon

Rastreio do cancro da mama já começou em Olhão

Todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas no Centro de Saúde de