Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, situada em Faro, venceu dois Prémios no Concurso Alimentação Saudável e Sustentável do Programa Eco-Escolas, nas categorias de Eco-Ementas (1º Lugar) e Eco-Cozinheiros (1º Lugar).

A Eco-Ementa vencedora, destinada à época de Primavera-Verão, apresentava, como entrada, um gaspacho mediterrânico, seguindo-se, como prato principal, um hambúrguer de pescada e cascas de cenoura, batata doce fatiada e cenoura e feijão verde salteados. A sobremesa era constituída por laranja laminada com canela, enquanto a bebida era água aromatizada com citrinos e gengibre.

Após a proposta das eco-ementas, as escolas foram desafiadas a serem “eco-cozinheiros” e realizar as receitas propostas nas ementas, gravando um vídeo explicativo de 3 minutos.

Quanto aos Eco-cozinheiros, os alunos da EHTA mantiveram a mesma ementa, mas acrescentando um brownie de feijão-preto na sobremesa, para acompanhar a laranja.

Segundo Paula Vicente, diretora da EHTA, «este é o resultado de um trabalho diário desenvolvido com os jovens nestas temáticas da promoção da responsabilidade ambiental e da sustentabilidade, fundamentais para a nossa missão de educação para um turismo sustentável».

Do Algarve, foi ainda premiada a Escola EB 2,3 Júdice Fialho, de Portimão, que venceu um 2º prémio na categoria Brigada da Cantina.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Programa Eco-Escolas continua a desafiar as Eco-Escolas a trabalharem o tema da Alimentação Saudável e Sustentável.

Neste ano letivo 2017-2018, um total de 227 escolas aceitaram o desafio, participando nas diferentes atividades propostas, que visaram motivar a investigação sobre os alimentos que consumimos e os nossos hábitos alimentares e incentivar à divulgação de atitudes saudáveis e sustentáveis, através da elaboração de propostas concretas como as eco-ementas, que pudessem vir a fazer diferença na alimentação quotidiana das crianças e dos jovens, não só em contexto escolar, mas também em casa.

Dos 190 trabalhos recebidos para os diferentes  concursos, serão premiados um total de 37 trabalhos.

 

Trabalhos premiados da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve:
Clique aqui para ver as Eco-Ementas

Clique aqui para ver os Eco-Cozinheiros

 

Trabalhos premiados da Escola EB 2,3 Júdice Fialho

Clique aqui para ver a brigada da cantina (para todos)

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Palacete Guerreirinho

Palacete Guerreirinho e Escola de Saúde ajudam a resolver falta de quartos para alunos em Faro

Universidade do Algarve considera que edifício onde funcionava a Escola Superior de Saúde é
Bolsas de estudo

Castro Marim dá 90 mil euros em bolsas de estudo

Câmara atribuiu 62 bolsas de estudo a alunos do secundário e do ensino superior
eb1 bom joao 2

Faro vai ter 3 novas salas para ensino pré-escolar

Obra custa 317 mil euros, acrescidos de IVA