Uma pessoa, ferida devido ao incêndio de Monchique, continua em observação nas urgências do Hospital de Portimão, acaba de anunciar a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
No total, revela a ARS, foram assistidas, até às 16h00 do dia 6 de Agosto, no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), 12 pessoas (onze na unidade de Portimão e uma na unidade de Faro)».
Todas apresentavam «ferimentos ligeiros».
A ARS do Algarve disponibilizou, entretanto, «uma equipa de profissionais de saúde do Centro de Saúde de Monchique para assistir as pessoas que se encontram na Escola EB 2,3 de Monchique».
Aquela entidade também já colocou ao dispor do INEM as instalações do Centro de Saúde de Monchique, para que as equipas «possam prestar apoio aos operacionais que se encontram no terreno, afetados pelo cansaço, desidratação, inalação de fumo».
Já o CHUA disponibilizou uma equipa de saúde mental comunitária para articular o apoio à população em caso de necessidade.
Em comunicado, a ARS expressa ainda «a sua solidariedade para com a população atingida pelo incêndio e uma palavra de agradecimento e reconhecimento à coragem e ao esforço de todos os operacionais da proteção civil e das forças armadas que têm lutado em prol da segurança de toda população atingida pelo fogo».
Neste contexto, a ARS Algarve alerta ainda a população para evitar as inalações de fumo, bem como a exposição ao calor.