Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

É uma festa que traz o património e a cultura para a rua. A ideia partiu do Museu de Portimão, com o apoio da Junta de Freguesia, mas a maior parte dos sabores e saberes são mesmo da autoria da população da Mexilhoeira Grande.

Ontem, durante a tarde e noite, houve petiscos cozinhados pelas senhoras da vila, as filhós e os doces, estrelinhas de figo, e muitos outros petiscos para provar. Houve ainda ateliês para os mais novos, demonstrações do fabrico de tabua, de tijolos de adobe, de taipa e de outras artes tradicionais.

A acompanhar, a música foi uma constante, culminando com as danças e cantares do Rancho Folclórico da Figueira, que pôs toda a gente a bater o pé. Por fim, teve lugar a desfolhada. As maçarocas de milho eram poucas e a função despachou-se num instante.

A iniciativa “Mexilhoeira Grande – A nossa cultura sai à rua”, que este ano decorre, pela primeira vez, ao longo de dois dias, no adro da Igreja Matriz, continua este domingo, dia 23.

A mostra de artes e saberes tem abertura marcada para as 14h30 e o Museu de Portimão apoia o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense na promoção da 2ª Grande Corrida de Carrinhos de Rolamentos da Mexilhoeira Grande, que terá início às 15h00, com os treinos livres a realizarem-se a partir do 12h00.

Às 19h00, começa a animação musical, que será da responsabilidade do grupo Generation XXI, seguida da sessão de entrega de prémios às 20h00. Às 21h00, os The Quest entrarão em palco para fechar a festa, que terminará às 22h30.

A festa decorre no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018, este ano subordinadas à temática “Partilhar Memórias”.

Como tem vindo a ser habitual nas edições anteriores, o evento “A Nossa Cultura sai à Rua” conta com a parceria de associações locais, como “Grão de Areia” e “A Rocha”, a Sociedade Recreativa Figueirense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Paróquia da Nossa Senhora da Assunção da Mexilhoeira Grande, a Santa Casa da Misericórdia da Mexilhoeira Grande, e o apoio de toda a comunidade, particulares e comerciantes, que se envolvem, participam e contribuem ativamente para o sucesso desta iniciativa.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Livros Zero Desperdicio Loulé (1)

Crianças de Portimão desafiadas a passar “Uma Noite na Biblioteca”

Biblioteca de Portimão promove noite de contos e histórias para celebra do Dia Internacional
parque mayer

António-Pedro Vasconcelos em Portimão para comentar com jovens o seu filme “Parque Mayer”

Este ciclo de cinema é organizado pelo projeto sala de cinema do Agrupamento de
OGrandeEmbrulho_Ventania|TomeEmbrulhe_Ventania|Porsonsnuncadantesnavegados_Ventania|Umagotadeaguanomundo_Ventania|Sorriso_Ventania

Vai soprar uma ventania em Lagos, Portimão e Sagres

Festival tem como mote o Dia Mundial da Água