A Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL) é a única, a Sul do Tejo, a contar com uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento.
Esta iniciativa conta com o apoio e colaboração do Município de Lagoa e envolve 24 alunos, atletas nas modalidades de natação, patinagem de velocidade, andebol, canoagem, ténis e golfe», diz a Câmara.
23 deles frequentam a ESPAMOL e apenas um anda na Escola Básica Jacinto Correia.
Podem aceder ao projeto alunos do 2º, 3º ciclo e ensino Secundário que possuam estatuto de alta competição, que tenham participações na seleção nacional da respetiva modalidade ou que obtenham o reconhecimento da respetiva federação, através de uma declaração, nos termos da recomendação da União Europeia aos Estados Membros.
As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola são estruturas técnico-pedagógicas criadas no âmbito da Direção Geral de Educação que procuram conciliar, com sucesso, a atividade escolar e a prática desportiva em atletas de alto rendimento ou pertencentes a seleções nacionais.
São mais-valias desta iniciativa «a compatibilização de um regime de treino/competição intensivo com a necessária criação de oportunidades de frequência e sucesso escolar em matérias como: matriculas e inscrições, horário escolar e regime de frequência, faltas, avaliação, tutoria e acompanhamento pedagógico e psicológico», conclui a Câmara de Lagoa.