Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Conselho Europeu de Investigação vai atribuir 680 milhões de euros a 302 investigadores de alto nível em 24 países da União Europeia, no âmbito do último concurso para as suas prestigiadas bolsas de investigação avançada («Advanced Grants»).

As verbas chegam a atingir 2,5 milhões de euros por projeto, permitindo aos cientistas e às equipas que orientam explorar as suas ideias mais inovadoras, situadas nas fronteiras do conhecimento.

Os projetos selecionados abrangem uma grande diversidade de temas. Em França, um cientista e a sua equipa desenvolverão novos modelos para explicar determinados fenómenos físicos, como a supercondutividade.

Uma equipa baseada na Letónia avaliará as vantagens e limites dos dispositivos quânticos mediante a conjugação de conhecimentos no domínio das ciências da computação, da Física e da Matemática.

Outra das bolsas destina‑se a um investigador italiano que irá estudar o modo como os agentes económicos formam e modificam a sua perceção do meio envolvente e de cada um deles, mediante a incorporação de aspetos emocionais e psicológicos nos modelos existentes.

Saiba mais aqui.
sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Fevereiro de 2014: taxa de inflação anual da zona euro diminui para 0,7%

A taxa de inflação anual da zona euro foi de 0,7% em fevereiro de

Sul Informação

Tecnologia e know-how da Critical Software suportam missão da Agência Espacial Europeia para mapear a nossa galáxia

A Critical Software, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento e comercialização de sistemas de informação

Sul Informação

Terminou 1º fase da Campanha Demersal a bordo do navio Noruega

A 1ª parte da Campanha Demersal a bordo do navio hidrográfico Noruega, que durante