Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O potencial da biotecnologia de algas, em Portugal, vai ser potenciado pelo recém-criado “GreenCoLab”, um laboratório colaborativo que junta seis parceiros, três dos quais algarvios.

Ao Centro de Ciências do Mar (CCMar) do Algarve, proponente da ideia, juntam-se as empresas algarvias Necton e Sparos, bem como as suas congéneres Allmicroalgae, de Pataias, e Algaplus, de Ílhavo. O grupo de parceiros fica completo com outra unidade de investigação, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).

Este passará a ser um dos laboratórios colaborativos reconhecidos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que lançou estas estrututuras «para criar emprego qualificado e científico e promover atividades de investigação e inovação orientadas para a criação de valor económico e social».

«O “GreenCoLab” vai promover o crescimento económico e a inovação deste setor com elevado potencial, apostando na produção em maior escala e na diversificação de produtos comerciais baseados em algas», segundo o CCMar.

Este laboratório colaborativo permitirá aos diferentes parceiros «trabalhar de forma estratégica e integrada no desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços».

«O GreenCoLab vai, a curto prazo, otimizar a atual produção industrial de compostos baseados em algas para a cosmética, produtos farmacêuticos, alimentação e rações animais, e assegurar que estes produtos respondem às necessidades do mercado. A longo prazo, esperamos que o GreenCoLab venha a diversificar a gama de produtos industriais que se podem extrair de algas para incluir, por exemplo, biofertilizantes para recuperar solos e produtos que actuem na sequestração de carbono ou no tratamento de águas residuais», considerou Adelino Canário, diretor do CCMar.

sulinformacao

Também poderá gostar

fame lab concurso

Eliminatória regional do concurso Famelab disputa-se na Universidade do Algarve

Inscrições estão abertas até 15 de Fevereiro
Exposição Astronomia em Imagens CCV Lagos|ccvl_banner-5 (Large)|OS MAIORES SEGREDOS DO MUNDO (Large)|Centro ciencia viva de Lagos_2|Centro ciencia viva de Lagos_3|Centro ciencia viva de Lagos_1

Astronomia, matemática e «muitas surpresas» nos 10 anos do Ciência Viva de Lagos

No sábado, dia 2 de Fevereiro, a entrada no CCV de Lagos é livre
esqueleto_ratos(1)

Porque é que os animais têm caudas com diferentes tamanhos?

Este estudo foi publicado no dia 17 de Janeiro na revista científica Developmental Cell