Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O curso de introdução à astrofotografia digital, por Pedro Ré, realiza-se no dia 20 de Maio, das 14h30 às 18h00, no Centro Ciência Viva de Tavira.

Os tópicos a abordar serão: instrumentação e detetores eletrónicos – câmaras CCD (dispositivo de carga acoplada) /CMOS (semicondutor de óxido metálico complementar), técnicas de aquisição de imagens, e do seu processamento digital, assim como imagens do céu profundo e de alta-resolução.

«Fotografar o céu é uma ambição natural de muitas pessoas, entre as quais se contam entusiastas de fotografia e de astronomia, amantes da natureza e astrónomos amadores», diz o Centro Ciência Viva de Tavira.

«O equipamento necessário é, por vezes, surpreendentemente simples (uma câmara fotográfica, um tripé e um disparador de cabo são suficientes para obter as primeiras fotografias astronómicas). Acoplar uma câmara digital a um telescópio constitui geralmente o passo seguinte, acrescenta.

Deste modo é «possível obter imagens de objetos do sistema solar sem grande dificuldade. A fotografia de alta resolução e a fotografia de objetos do céu profundo constituem dois domínios relativamente especializados e mais exigentes da fotografia astronómica», explica o Centro Ciência Viva de Tavira.

Este curso destina-se a adultos e custa 8 euros por participante.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Julho, o mês em que a Terra está mais afastada do Sol

O mês de Junho irá contar com dois quartos crescentes, uma das melhores fases

Sul Informação

Ondas gravitacionais previstas pela teoria de Einstein detetadas pela terceira vez

Qualquer teoria científica precisa de ser validada por resultados, factos experimentais. Sem estes, as

Sul Informação

O céu de Junho, o mês em que começa o Verão

Junho é o mês de início do Verão, e começa logo com a Lua