Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O curso de introdução à astrofotografia digital, por Pedro Ré, realiza-se no dia 20 de Maio, das 14h30 às 18h00, no Centro Ciência Viva de Tavira.

Os tópicos a abordar serão: instrumentação e detetores eletrónicos – câmaras CCD (dispositivo de carga acoplada) /CMOS (semicondutor de óxido metálico complementar), técnicas de aquisição de imagens, e do seu processamento digital, assim como imagens do céu profundo e de alta-resolução.

«Fotografar o céu é uma ambição natural de muitas pessoas, entre as quais se contam entusiastas de fotografia e de astronomia, amantes da natureza e astrónomos amadores», diz o Centro Ciência Viva de Tavira.

«O equipamento necessário é, por vezes, surpreendentemente simples (uma câmara fotográfica, um tripé e um disparador de cabo são suficientes para obter as primeiras fotografias astronómicas). Acoplar uma câmara digital a um telescópio constitui geralmente o passo seguinte, acrescenta.

Deste modo é «possível obter imagens de objetos do sistema solar sem grande dificuldade. A fotografia de alta resolução e a fotografia de objetos do céu profundo constituem dois domínios relativamente especializados e mais exigentes da fotografia astronómica», explica o Centro Ciência Viva de Tavira.

Este curso destina-se a adultos e custa 8 euros por participante.

sulinformacao

Também poderá gostar

Image of the most massive planet-hosting star pair observed to d

Telescópio do Observatório Europeu do Sul captura imagem inédita

Telescópio do ESO captura imagem de planeta em torno do par de estrelas mais
Praia do Vau_inverno_2|Figura-1-Ceu-a-oeste-ao-inicio-da-noite-de-dia-6|Figura-2-Ceu-a-Sudeste-ao-inicio-da-madrugada-de-dia-14

Uma chuva de estrelas e a chegada do Inverno marcam o céu de Dezembro

Boas observações!
d dinis|God_the_Geometer|Universum

A astronomia no tempo de D. Dinis

Um dos eventos astronómicos que ocorreu entre D. Afonso Henriques e D. Dinis não