Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Centro de Ciências do Mar (CCMar) do Algarve adquiriu o primeiro biossensor switchSENSE da Península Ibérica. Este equipamento «abre novas potencialidades de investigação em diversas áreas e contribui para elevar a competitividade científica da região do Algarve».

«O biossensor adquirido pelo CCMar é um dos equipamentos mais sensíveis, eficazes e precisos para a análise de interações moleculares e parâmetros biofísicos em tempo real. Este tipo de análises é especialmente importante para quem faz investigação na área da biotecnologia, biomedicina, farmácia, bioquímica e até aquacultura», segundo o centro de investigação algarvio.

O equipamento ficará integrado na plataforma de serviços do CCMAR, ProtMAR. «Este biossensor vai certamente elevar a capacidade científica do CCMar, mas deve ser visto como um investimento de maior alcance – primeiro porque poderá também ser utilizado por toda a comunidade académica e industrial e, segundo, porque nos vai permitir identificar mais rapidamente novas biomoléculas de origem marinha com potencial para uso humano», segundo Deborah Power, investigadora do CCMar e professora na Universidade do Algarve.

Adquirido através do projeto EMBRC.PT, com o cofinanciamento do programa operacional CRESC Algarve 2020, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve, o equipamento foi apresentado à comunidade académica e científica do Algarve no semana passada, «estando agora disponível para realizar análises inovadoras».

sulinformacao

Também poderá gostar

fame lab concurso

Eliminatória regional do concurso Famelab disputa-se na Universidade do Algarve

Inscrições estão abertas até 15 de Fevereiro
Exposição Astronomia em Imagens CCV Lagos|ccvl_banner-5 (Large)|OS MAIORES SEGREDOS DO MUNDO (Large)|Centro ciencia viva de Lagos_2|Centro ciencia viva de Lagos_3|Centro ciencia viva de Lagos_1

Astronomia, matemática e «muitas surpresas» nos 10 anos do Ciência Viva de Lagos

No sábado, dia 2 de Fevereiro, a entrada no CCV de Lagos é livre
esqueleto_ratos(1)

Porque é que os animais têm caudas com diferentes tamanhos?

Este estudo foi publicado no dia 17 de Janeiro na revista científica Developmental Cell