Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve, acaba de lançar online uma plataforma internacional de comunicação de ciência na área da saúde e da biomedicina.

A plataforma tem como objetivo principal aproximar o público da ciência e do conhecimento científico, oferecendo-lhe, diariamente, as mais interessantes notícias e conteúdos relacionados com as áreas de atuação do CBMR.

A Universidade do Algarve sublinha que, «além de funcionar como «montra do trabalho que é desenvolvido no CBMR, em termos de investigação», a plataforma pretende ainda mostrar o que está a ser feito em torno da área da saúde, no país e no mundo.

«Com o propósito de tornar a ciência acessível e disponível para todos, o CBMR compromete-se, em relação com a comunidade, a traduzir o jargão científico e a investigação que é feita dentro da Academia para uma linguagem simples, clara e percetível, à qual o utilizador poderá ter acesso, em canal aberto, através da web», acrescenta a UAlg.

Pretendendo consolidar-se como «referência no campo da comunicação de ciência», a plataforma disponibilizará ainda um conjunto de recursos que visam ajudar os investigadores a comunicar a sua investigação, garantindo o alargamento e a difusão dos conteúdos por eles criados.

A plataforma encontrar-se-á também aberta à participação de todos aqueles que para ela queiram contribuir através do envio de materiais (notícias, artigos científicos, investigações em curso, etc.), bastando para isso, utilizar o email: cbmrcommunication@ualg.pt.

Como texto de abertura, o website conta com a participação especial de Marta Entradas, uma das maiores comunicadoras de ciência portuguesas, vencedora do European Young Researchers Award. Neste texto, a investigadora oferece aos cientistas, em primeira mão, um artigo sobre a importância da comunicar ciência no século XXI.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Investigadores perdem bolsas enquanto esperam para ser contratados pela Universidade do Algarve

A lei já existe e 31 de Dezembro é o prazo limite para celebrar

Sul Informação

Investigadora da Universidade do Algarve premiada pela European Association for Cancer Research

Joana Apolónio, investigadora do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve,

Sul Informação

CCMar do Algarve junta-se a parceiros europeus para potenciar investigação em ciências marinhas

32 organizações de 14 países europeus, entre as quais se conta o Centro de