Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

CCV em rede 2015O início oficial da Ciência Viva no Verão em Rede tem lugar esta quarta-feira, 15 de Julho. Até ontem, estavam já registadas 11 mil inscrições naquele que é o programa de divulgação científica mais aguardado pelos portugueses.

A edição deste ano é promovida pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva, em parceria com a Ciência Viva, tirando partido da sua proximidade às populações e às organizações locais mais dinâmicas, para consolidar o seu papel na promoção da cultura científica na sociedade portuguesa.

Eis algumas das actividades que os Centros Ciência Viva organizam neste dia em colaboração com instituições científicas, associações, autarquias e empresas:

Em Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento convida os jornalistas a acederem à estrutura da Ponte 25 de Abril e a conhecerem uma das maiores obras de Engenharia do país (Lugares limitados. Inscrições pelo nr. 96 156 09 26. Horário: 10.00-12.00. Ponto de encontro na sede da Infraestruturas de Portugal, Pç da Portagem).

O Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva leva os telescópios para a Praça do Império, em Belém, e convida lisboetas e turistas a apontarem estes instrumentos em direcção ao Sol com filtros protectores (horário: 14.00-16.00).

O Centro Ciência Viva de Sintra e o Museu de História Natural de Sintra partem à descoberta da história da vida na Terra e de espécies como o Diplodoco, as Trilobites, o Brontossauro e o T-Rex (horário: 10.00).

O Centro Ciência Viva de Tavira, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., mostra como algumas espécies nos indicam a qualidade da água numa visita ao ecossistema sensível da Ribeira do Almargem (horário: 09.30-11.00).

O Centro Ciência Viva de Lagos acampa na Praça Gil Eanes com a tenda “Ciência ao Sul”, que durante o Verão vai estar em 18 praias do Algarve e do Litoral alentejano com vulcões de areia, gelados científicos, papagaios de papel e informação sobre o Sol (horário: durante todo o dia).

Ainda no Sul, o Centro Ciência Viva do Algarve organiza uma visita à Estação de Aquacultura do Ramalhete, mostrando as condições excepcionais de cultivo de organismos aquáticos na Ria Formosa (horário: 10.00-11.00).

O Centro Ciência Viva de Estremoz convida a um passeio de geologia urbana pelo centro histórico de Évora, do núcleo romano às judiarias e às freirias (horário: 09.30-13:30).

O Centro Ciência Viva do Lousal vai a banhos e elegeu o cenário da Praia da Comporta para lançar a actividade “Faz da Mudança a tua Praia” numa maré de descobertas científicas (horário: 10.00).

O renovado Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, o CIBIO-InBIO e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço organizam uma sessão no Jardim Botânico do Porto para observar não só estrelas e planetas, como também os insectos das áreas verdes urbanas e as flores com actividade nocturna (horário: 21.00).

A Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro muda-se para a Praia da Barra, em Ílhavo, para revelar a ciência do fabrico de sais efervescentes e dar a provar pipocas “cozinhadas com o Sol” (horário: 15.00-17.00).

O Centro Ciência Viva de Constância diz adeus a Vénus e a Júpiter, que dentro de dias deixarão de ser observáveis ao princípio da noite. Até lá, o Centro promove observações das luas e faixas de Júpiter e mostra Vénus em fase minguante (horário: 21.30).

O Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra vai até à esplanada do emblemático Café Santa Cruz e promete surpreender o público com sabonetes solares e uma explosão de cores (horário: 10.00).

O Expolab – Centro Ciência Viva dos Açores e os Amigos dos Açores – Associação Ecológica organizam uma visita espeleológica à Gruta do Carvão que revelará a riqueza geológica deste lugar (horário: 20.00).

O Centro Ciência Viva do Porto Moniz e a Associação de Astrónomos Amadores da Madeira apontam os telescópios ao céu para observar planetas, enxames estelares, nebulosas e galáxias (horário: 21.30).

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, o Centro Cirúrgico de Coimbra, o Centro de Química da Universidade de Coimbra, o Serviço de Medicina Nuclear, a Oficina de Psicologia e o Centro de Ecologia Funcional apresentam acções nas áreas da saúde e do bem-estar que integram pela primeira vez a Ciência Viva no Verão (horário: 11.00, Centro Cirúrgico de Coimbra).

O Centro Ciência Viva do Alviela acompanha a saída dos morcegos de um grande abrigo maternidade para caçar, identificando algumas das espécies da gruta da Lapa da Canada (horário: 18 de Julho, 19.30).

O Centro Ciência Viva de Vila do Conde e o Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens marcam presença na Praia do Mindelo e revelam aos veraneantes as curiosas formas de vida que se podem encontrar à beira-mar (horário: 20 de Julho, 09.00).

O Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, convida os visitantes a descobrir as estrelas, as águas do rio Ocreza e as espécies dos ecossistemas locais (a partir de 25 de Julho).

O Centro Ciência Viva de Bragança organiza um passeio pedestre pelos trilhos do Rabagão, com os seus afloramentos rochosos, arvoredos e grande diversidade de aves (horário: 18 de Julho, 14.00).

Programa completo e inscrições nas acções em www.cienciaviva.pt<http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2015/

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Centro Ciência Viva do Algarve mostra “O Fascinante Mundo das Aranhas e dos Escopiões”

O Centro Ciência Viva do Algarve, em Faro, vai inaugurar este sábado, 4 de

Sul Informação

Mais de 350 crianças tiram os sapatos e investigam jardim do CCV de Lagos

Mais de 350 crianças vão participar amanhã, no Centro de Ciência Viva de Lagos

Sul Informação

CCV Lagos mostra as Potencialidades do Mar do Algarve em 4 mini-conferências

Quatro mini-conferências sobre «As Potencialidades do Mar do Algarve», marcadas para dia 25 de