Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Universidade do Algarve (UAlg) vai ser palco de uma das eliminatórias regionais do concurso Famelab Portugal no próximo dia 28 de Fevereiro, às 18h00, no Anfiteatro Verde (edifício 8), no Campus de Gambelas, em Faro. 

Os interessados podem candidatar-se até ao dia 15 de Fevereiro.

O FameLab é um concurso internacional de comunicação de ciência. Cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo sobretudo à palavra e ao gesto, sem a ajuda de suporte multimédia. Os concorrentes são julgados pelo conteúdo, clareza e carisma das suas apresentações.

O concurso foi criado com o objetivo de aproximar a ciência e os cientistas do público em geral e está aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, que trabalhe ou estude nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática.

Na eliminatória que irá realizar-se na UAlg vão ser selecionados no máximo três semifinalistas que, posteriormente, irão às semifinais, em Março.

Os vencedores das semifinais ficarão apurados para final nacional do concurso (Abril a Maio de 2019). Todos os finalistas vão participar numa masterclass de comunicação de ciência antes de se apresentarem na grande final nacional.

O vencedor da final nacional FameLab Portugal 2019 representará Portugal na final internacional que se realiza no Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, em Junho de 2019.

A eliminatória é aberta ao público e tem entrada livre.

Os concorrentes devem submeter, em formulário de candidatura online, um vídeo com a apresentação oral do tema escolhido.

A qualidade e o formato do vídeo não são importantes, mas devem transmitir ao júri uma ideia clara do que vai ser a apresentação nas eliminatórias regionais, perante o público. As apresentações nas fases que decorrem em Portugal são efetuadas em português, mas o vencedor nacional fará as apresentações nas meias-finais e final internacionais em língua inglesa.

Em Portugal, esta iniciativa é promovida pelo British Council e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. No Algarve, é uma parceria que, além da Universidade do Algarve, conta com a participação dos Centros Ciência Viva de Lagos, do Algarve e de Tavira.

sulinformacao

Também poderá gostar

clévio nobrega

Investigador algarvio vai tentar desenvolver nova terapia para doenças neurodegenerativas

Projeto inicia-se em Maio
Projeto OCASO Marinha UAlg (1)|Projeto OCASO Marinha UAlg (2)|Projeto OCASO Marinha UAlg (3)|Projeto OCASO Marinha UAlg (4)

Marinha Portuguesa ajuda Universidade de Algarve a conhecer melhor os oceanos

O projeto OCASO vai utilizar «uma metodologia inovadora recorrendo a um veículo submarino autónomo
mulheres cientistas

Café com Letras fala sobre «Inovação e Ciência no Feminino» no Dia da Mulher

Conversa informal terá como convidadas duas mulheres cientistas